quinta-feira, 1 de setembro de 2016

OS GHIZZO DE TUBARÃO

AFONSO, MARTINHO HERCULANO E MARTINHO GHIZZO

O Post de hoje faz uma homenagem a três dos mais ilustres filhos de Tubarão, dois com larga experiência na Política: Afonso Ghizzo, cinco vezes Deputado Estadual e Martinho Herculano Ghizzo, três vezes Deputado Estadual. O Comerciante Martinho Ghizzo doou um terreno para a construção de uma escola.

Afonso Ghizzo e Martinho Herculano Ghizzo, pai e filho, nascidos em Tubarão, mas radicados no vizinho Município de Araranguá, onde fizeram história.
Afonso Ghizzo, nascido no dia 28 de fevereiro de 1910, foi um líder e político atuante no Vale do Araranguá. Filho de Martinho Ghizzo e de Vitória Furghesti Ghizzo. Casou-se em Araranguá em 1933 com Alice Furtado Ghizzo. O casal teve cinco filhos, dentre eles Martinho Herculano Ghizzo.
Foi para Araranguá em 1939 para administrar uma fazenda que era do seu pai. Foi dono de um cinema (Cine Roxy) e Gerente do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (INCO). Sua esposa, Alice,  atuou como Cartorária (Tabeliã) no Cartório Ghizzo localizado no Centro de Araranguá.
Afonso Ghizzo começou sua vida política como Prefeito de Araranguá em 1947, eleito pela União Democrática Nacional (UDN). Posteriormente foi eleito Vereador em 1951 (UDN). Seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa aconteceu em 1955 (UDN). Foi novamente Prefeito em 1955 (UDN). Teve mais quatro mandatos de Deputado Estadual, em 1959 e 1963 eleito pela UDN e em 1967 e 1971 eleito pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA).  Também foi Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
Como Prefeito de Araranguá, a atenção a saúde foi sempre prioridade em seu Governo. O Hospital Regional Deputado Afonso Ghizzo recebeu o nome em homenagem ao Político.
Afonso Ghizzo faleceu em 1980, com 70 anos de idade. Sua esposa faleceu em 1997.
O filho, Martinho Herculano Ghizzo, nasceu em 29 de setembro de 1935, é Médico Ginecologista em Araranguá e também atuou na política. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1962. Foi Diretor Técnico do Hospital Bom Pastor de Araranguá, de 1965 a 1975. Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Araranguá, pela ARENA, em 1973 e 1974. Foi três vezes Deputado Estadual, as duas primeiras pela ARENA e a última pelo PMDB, nos períodos de 1975 a 1979, de 1979 a 1983 e de 1983 a 1987. Foi Secretário de Estado da Saúde no Governo de Pedro Ivo Figueiredo Campos.

MARTINHO GHIZZO
Martinho Ghizzo, pai de Afonso e avô de Martinho Herculano, foi um conhecido Comerciante em Tubarão. O seu nome foi eternizado em escola e Rua do Município.

NOME DE ESCOLA
A Escola de Ensino Fundamental Martinho Ghizzo foi criada pelo Decreto nº 687 de 1º de junho de 1955, como Escola Reunida Martinho Ghizzo. A origem do nome, deu-se em homenagem ao Sr. Martinho Ghizzo pela ação beneficente da doação do primeiro terreno para construção da Escola, funcionando inicialmente na localidade do Campestre, no chamado "Rancho do Zé Bernardo", com duas salas de aula em dois turnos, tinha como Diretora a Professora Dalva Ione Costa. Em 1970 passou a funcionar durante um ano no Colégio Estadual João XXIII, sendo transferida em 1971 para a Vila Presidente Médici, hoje Bairro Passagem, em uma casa verde de madeira com quatro salas de aula, uma sala de Direção, uma cozinha e duas privadas de madeira. Em 11 de agosto de 1978 foi inaugurado o prédio onde funciona até hoje. A transformação de Escola Reunida para Escola Básica Martinho Ghizzo, deu-se pelo Decreto nº 7.577 de 16 de maio de 1979. Em 28 de Março de 2000, de acordo com a Portaria nº 017, os estabelecimentos Estaduais sofreram alteração na nomenclatura, passando à Escola de Ensino Fundamental Martinho Ghizzo.No decorrer dos anos aconteceram reformas e ampliações.

NOME DE RUA EM TUBARÃO
A Rua Martinho Ghizzo é uma Via Pública do Bairro Dehon,  Margem Esquerda do Rio Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário