terça-feira, 30 de agosto de 2016

WALTER CARLOS ZUMBLICK



Nascido em família tradicional, Walter Carlos Zumblick foi Escritor, Historiador e Cronista. Era irmão do renomado Pintor Willy Zumblick.



Walter Carlos Zumblick foi Escritor, Historiador e Cronista. Ele nasceu em Tubarão, em 17 de abril de 1908. Filho de Roberto Zumblick e de Ida Furghesti, casou-se com Siria Souza Pinto em 1933, com quem teve os filhos Roberto, também Escritor e Advogado e Tays, Artista Plástica que seguiu os passos de seu tio Willy Zumblick, um dos mais consagrados Artistas Plásticos catarinenses.
Walter Zumblick trabalhou na Prefeitura Municipal de Tubarão como Tesoureiro. Foi funcionário do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (INCO), ocupando os cargos de Contador, Tesoureiro, Gerente e Inspetor. Também atuou na Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, como Relações Públicas.
Walter era um homem respeitado e admirado nos círculos intelectuais. Estudioso e colecionador de histórias sobre Tubarão, escreveu entre outros livros, “Este Meu Tubarão”, “Aninha do Bentão” (síntese biográfica de Anita Garibaldi) e “Ferrovia do Carvão”. Colaborou escrevendo para as revistas e os jornais editados em Tubarão. Fez imenso sucesso com sua coluna “Da Minha Janela”, que abordava os principais assuntos comunitários em evidência na época.
Apaixonado por Arqueologia, o Historiador Walter Carlos Zumblick, fundou e dirigiu o “Clube Tubaronense Amigos do Sambaqui-Cetas”, em 25 de novembro de 1964. Walter colecionava peças arqueológicas, utensílios que foram utilizados por Índios Carijós, os quais foram depois doados para o Museu da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Na área social sempre defendeu os interesses do Município. Teve uma participação ativa na comunidade tubaronense, se envolvendo na instalação do Bispado, da 3ª Cia. de Infantaria, do Lar da Menina e de outras entidades.

Walter Carlos Zumblick faleceu no dia 15 de dezembro de 1989, aos 81 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário