sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ANNES GUALBERTO

ENGENHEIRO ANNES GUALBERTO INTEGRA GALERIA DE CIDADÃOS HONORÁRIOS DE TUBARÃO




O Engenheiro e Político Annes Gualberto nasceu em dois de março de 1901, em São Francisco do Sul-SC e faleceu em cinco de setembro de 1968, com 67 anos de idade, em Florianópolis-SC. Filho de Luiz Antônio Ferreira Gualberto e Maria Elisa Gualberto, Annes realizou seus estudos em São Paulo-SP. Formou-se em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Mackenzie, em 1921. Permaneceu em São Paulo até 1931, trabalhando como Engenheiro. Retornou a Santa Catarina em 1932, sendo a partir de então Engenheiro do Serviço Rodoviário do Estado. Foi nomeado para o Serviço Social Público Federal como Engenheiro do Ministério da Viação e Obras Públicas. Foi Diretor da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, de 26 de agosto de 1947 a 23 de agosto de 1955 e de 21 de julho de 1960 a 27 de fevereiro de 1961. Assumiu a Pasta da Viação e Obras Públicas do Governo do Estado de Santa Catarina, em 1961. Foi nomeado Secretário Executivo do Gabinete do Plano de Metas do Governo do Estado de Santa Catarina (PLAMEG), de 1961 a 1963.
Filiado ao Partido Social Democrático (PSD) foi eleito Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina na 2ª Legislatura (1951-1955), renunciando ao mandato.
O Engº Annes Gualberto conquistou amigos, respeito e admiração do povo de Tubarão, onde figurou na Galeria dos Cidadãos Honorários, o mais importante Título Honorífico concedido a cidadãos nascidos fora dos limites da Cidade.
No dia 5 de setembro de 1968, quando Annes Gualberto faleceu, o Prefeito Municipal Dr. Stélio Cascais Boabaid, no uso das suas atribuições, decretou Luto Oficial de três dias, lamentando a perda e destacando a trajetória do ilustre Engenheiro e Político. 

Obs: A foto reproduzida acima foi extraída do Blog da Escola de Educação Básica Engº Annes Gualberto, de Joinville-SC. O nome da Escola é uma homenagem ao Engenheiro e Político catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário