quarta-feira, 3 de agosto de 2016

OTTO FREDERICO FEUERSCHUETTE




DR. OTTO

Médico que fez história na Cidade de Tubarão


A homenagem deste post é para o Dr. Otto Feuerschuette que se notabilizou como médico e político responsável e comprometido no trabalho e na vida social.
Otto Frederico Feuerschuette nasceu em Tubarão no dia 9 de abril de 1881. Filho de Frederico Henrique Feuerschuette e Joana Feuerschuette formou-se em Medicina na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, em 1906. Cirurgião e competente Clínico foi o primeiro médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, nascido em Tubarão.
Dr. Otto casou-se quatro vezes e teve dez filhos. Oito com a primeira esposa (Carlota Rosa) e mais dois com sua terceira mulher (Irma Ghizzo). Dois de seus filhos também se formaram em Medicina: Dr. Irmoto José Feuerschuette e Dr. Léo Max Feuerschuette.
Dr. Irmoto, filho de Irma Ghizzo e Otto, é um renomado médico Obstetra e Ginecologista. O Dr. Léo, filho de Carlota Rosa e Otto, faleceu em 2000, era exímio Cirurgião Geral.
Dr. Otto foi, segundo a opinião pública, o médico mais popular de Tubarão. Médico humanitário, para ele o paciente era preferencial, independente de quem fosse e se pudesse ou não pagar honorários. Quem o conheceu diz que pagava do próprio bolso as receitas que prescrevia para os pobres.

MÉDICO E POLÍTICO

Dr. Otto Feuerschuette se destacou nas duas áreas, na medicina e na política. Teve importante participação na política de Santa Catarina. Foi Prefeito de Tubarão eleito em 12 de novembro de 1922. Assumiu no dia 1º de janeiro de 1923, até 4 de outubro de 1930. Não terminou seu mandato, fixado até 31 de dezembro do mesmo ano. Deixou o cargo dia 4, às 15h00min, passando-o ao Movimento Revolucionário de 1930, que entrou no Centro da “Cidade Azul” nesse mesmo dia e hora. Cumpriu também dois mandatos como Deputado Estadual.
Dr. Otto exerceu a Medicina por mais de 50 anos (até 1960), quando se aposentou. Faleceu no dia 21 de outubro de 1971, aos 90 anos, deixando saudade para pacientes, amigos e familiares.
Em sua homenagem, uma Rua no Bairro Vila Moema tem o seu nome e o seu busto, em bronze, pode ser visto na Praça Sete de Setembro, no Centro de Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário