quinta-feira, 7 de julho de 2016

WILLY ZUMBLICK - (1913 - 2008)

O MAIOR EXPOENTE DE TODOS OS TEMPOS DAS ARTES PLÁSTICAS CATARINENSE


O tubaronense Willy Alfredo Zumblick nasceu em 26 de setembro de 1913. Filho de Roberto Zumblick e Ida Furguesti. Em 1937, Willy casou com Célia Sá Zumblick, com quem viveu durante 60 anos. O casal teve cinco filhos: Carlos, Roberto, Túlio, Maria Elisa, Raimundo e Marcus. Relojoeiro e ótico, foi proprietário da Relojoaria e Ótica Zumblick.
Willy era autodidata e os principais temas de suas obras foram: Bandeira do Divino, folclore, história, paisagens, naturezas mortas, pinturas, esculturas, caricaturas, painéis, monumentos e carrancas.
Em 1939, Willy fez sua primeira exposição individual, em Tubarão. Com o sucesso da mostra, o artista foi convidado a expor no Cine Rex, em Florianópolis. Logo em seguida foi ganhando fama e surgiram novos convites e a arte de Zumblick ganhou o Brasil e o Mundo. Em 1946, ele alugou um salão na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Rio de Janeiro, e expôs 60 telas.
Willy foi um exemplo de vida comunitária. Participou do CDL, ACIT, Rotary Club, Grupo Escoteiro de Tubarão. Foi membro da Maçonaria e sócio do Clube 7 de Julho. Na política, foi candidato a Prefeito de Tubarão, em 1965. Recebeu diversas homenagens de Municípios, Governo de Estado, Polícia Militar e Exército. Foi Doutor Honoris Causa, pela Unisul, e ainda  foi escolhido pela população uma das 20 personalidades que marcaram o Século 20.
Willy Zumblick faleceu no dia 3 de abril de 2008, aos 94 anos de idade, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, sendo sepultado no Cemitério Horto da Saudade, em Tubarão.


MUSEU WILLY ZUMBLICK

Poucos dias antes de Willy completar 87 anos, em setembro de 2000, foi inaugurado o Museu Willy Zumblick, que faz parte do Centro Municipal de Cultura (foto ao lado). No local estão expostas telas do artista, além de objetos pessoais.
Ao todo, estão expostas 72 telas, oito esculturas, 115 homenagens recebidas entre troféus, medalhas, diplomas, certificados e placas, e alguns de seus primeiros instrumentos de trabalho.
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta, das 13 h às 22 h. Endereço: Praça Walter Zumblick, no Centro de Tubarão. Fone: 48 3621-90

Nenhum comentário:

Postar um comentário