Tenho boas lembranças da Catedral de Tubarão. Então, permitam-me compartilhar com vocês algumas das boas lembranças do tempo que morei em Tubarão, na Rua Vereador Adolfo Machado, bem pertinho da Catedral:
1) Na adolescência fui coroinha nessa igreja. Pra quem não sabe, o coroinha ajuda o Padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja. Tenho boas recordações daqueles dias.
2) Quando eu era jovem, era assíduo nas missas rezadas pelo Padre Juventino Kestering, um exemplo de amor e dedicação ao povo tubaronense.
3) Admirava o talento e a habilidade do Sr. Manoel Sérgio da Silva Custódio, que tocava órgão na Catedral Diocesana. Sua habilidade conseguia embelezar ainda mais as missas, O Sr. Custódio, foi diretor da Rádio Tubá e fundou em 1976 a empresa Pró-Som Sonorização.
4) Me casei nessa igreja há 23 anos atrás. A cerimônia foi celebrada pelo Padre Pedro De Biasi.
Bons tempos !
Mas o tempo passou, me mudei para Florianópolis, mas nunca me esqueci dos momentos marcantes que vivi dentro da Catedral de Tubarão. Assim que eu tiver um tempo, vou visitar a Catedral e quem sabe possa receber uma bênção do Padre Raimundo Ghizoni.
HISTÓRICO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE
EM 1820, Alguns moradores construíram uma pequena capela, coberta de palhas, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, no mesmo local onde hoje é a Catedral. Alguns anos depois, em 1829, João Teixeira Nunes doou uma quadra de terras para que fosse construída ali uma nova igreja e pudesse ser criada a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade.
Em 1836, pela lei provincial nº 32, foi criada a Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora da Piedade, às margens do Rio Tubarão. Com o crescimento da Freguesia, em 27 de maio de 1870, Tubarão torneou-se Município, emancipando-se de Laguna. Na mesma época foi concluída a construção da nova Igreja Matriz.
A Matriz transformou-se em Catedral em 1955, quando Tubarão se tornou sede do Bispado. O primeiro Bispo foi Dom Anselmo Pietrulla. Com o aumento da população, a igreja ficou pequena e em 1965, iniciou-se um movimento liderado pelo Padre Raimundo Ghizoni, Pároco da Catedral, para construção de uma nova Catedral.
A Igreja foi projetada com linhas modernas pelo arquiteto Carlos Barontini. O Engenheiro responsável era Harro Olavo Müller e a obra foi executada pela Construtora Rizzo. A Catedral foi inaugurada em 5 de dezembro de 1971.
Anos depois, para homenagear todos aqueles que se empenharam em construir Tubarão após a enchente de 1974, foi construído ao lado da Catedral a Torre da Gratidão.
Tanto a torre quanto os vitrais da Catedral são obra do artista plástico Willy Zumblick.
DATAS PRINCIPAIS DA CATEDRAL
15/08/1965 - Lançamento e Bênção da Pedra Fundamental.
15/08/1970 - Transladação da Imagem da Padroeira, saindo da velha igreja para a nova Catedral. Início das celebrações litúrgicas.
05/12/1971 - Inauguração e Consagração.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
De segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 17h. Sábados das 8h às 11h.
Domingo das 8h às 10h.
Site: www.catedraldetubarao.com.br
Telefone: 48 - 3052-4331.
Endereço: Rua Senador Gustavo Richard, 90, Centro, Tubarão-SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário