Sob a responsabilidade da Congregação das Irmãs da Divina Providência, o Hospital de Tubarão tem mais de 100 anos de fundação e presta relevantes serviços à população tubaronense
O HNSC
Os primórdios
Em 27 de março de 1895, seis irmãs da Congregação das Irmãs da Divina Providência desembarcaram em Desterro. A vinda delas foi possível graças à atuação do padre alemão Francisco Xavier Topp. O jovem missionário, quando transferido para a paróquia de Braço do Norte, logo percebeu na região a enorme carência em termos de estabelecimentos de ensino e de saúde.
De volta à Alemanha, o jovem, progressista e dotado de grande visão, saiu à procura de religiosas que se dispusessem a enfrentar a espinhosa missão de renunciar o conforto e as boas condições de vida, em troca de uma vida humilde e de sacrifícios em Tubarão. A ponto de desistir de seu sonho, ele viu renascer sua esperança quando o diretor das Irmãs da Divina Providência, Pe. Vicenti Wienken, acenou com a possibilidade daquelas irmãs virem para o Brasil.
Das seis religiosas que pisaram pela primeira vez em solo catarinense, três vieram para Tubarão em 15 de abril de 1895: Irmã Albina, Irmã Osvalda e Irmã Albertina. Elas foram festiva e efusivamente recebidas; saudadas pelas autoridades e pelo povo local.
Iniciaram, então, suas atividades, dedicando-se à educação no Colégio São José. Mas logo as religiosas começaram a ser procuradas pelas pessoas da comunidade que apresentavam problemas de saúde. A princípio, o povo era atendido em uma sala no próprio colégio.
Surge o Hospital Nossa Senhora da Conceição
Começou a surgir a preocupação quanto à existência de um hospital em Tubarão, já que toda pessoa que necessitasse de uma instituição hospitalar tinha de se deslocar até Laguna, cidade vizinha. Então, em dezembro de 1904, padre Bernardo Freuser tomou para si a responsabilidade de construir uma casa de saúde, indo em busca de recursos financeiros.
Em 8 de dezembro de 1904, o religioso promoveu o lançamento da pedra fundamental do hospital, rezando missas em honra a Nossa Senhora da Conceição. Neste mesmo ano, ele conseguiu algumas arrecadações. Mas, de acordo com o livro caixa do HNSC da época, a primeira contribuição foi doada pelas Irmãs do Convento São José em Tubarão.
Contribuições de empresas, particulares e coletas nas igrejas, clubes e colégios foram gerando parte dos recursos necessários para a conclusão da obra. Finalmente, em 3 de maio de 1906 inaugurava o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Mas foi somente em setembro que houve a primeira internação. A paciente era Ana Maria Braga. O primeiro médico do hospital, que também foi o primeiro médico de Tubarão, foi o Dr. David Ferreira Lima. Mantido pela Congregação das Irmãs da Divina Providência, em 8 de dezembro de 2004, o HNSC completou 100 anos de fundação.
Atualmente, 17 Irmãs da Divina Providência, instaladas na Comunidade Cristo Rei, localizada em frente ao HNSC, dedicam-se em prol da qualidade e segurança da saúde na região. Além disso, as religiosas trabalham para que seja cumprida a missão do hospital, zelando pela vida nova, pela ética e pelos valores que constituem a Congregação das Irmãs da Divina Providência.
Atualmente, 17 Irmãs da Divina Providência, instaladas na Comunidade Cristo Rei, localizada em frente ao HNSC, dedicam-se em prol da qualidade e segurança da saúde na região. Além disso, as religiosas trabalham para que seja cumprida a missão do hospital, zelando pela vida nova, pela ética e pelos valores que constituem a Congregação das Irmãs da Divina Providência.
Diretoria do HNSC
Diretora Geral: Irmã Jacira Maria dos Santos
Vice-Diretora: Irmã Nazarita Rafael
Diretora Administrativo/Financeira: Soraia Bittencourt da Rosa Martins
Diretora do Departamento de Enfermagem: Marli Rafael
Diretora de Apoio: Camila Morong Phillippe
Assessora de Gestão: Sônia Regina de M. Corrêa
Assessora de Administração: Rute Michels Meneghel
Diretor Técnico: Dr. Mauro da Silva (CRM 1840)
Diretor Clínico: Dr. Jean Abreu Machado (CRM 11448)
Secretaria: Liliana Cavalcanti Soares
Perfil da Instituição
A Sociedade Divina Providência – Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) é mantida pela Congregação das Irmãs da Divina Providência, que vem trabalhando para defender a Vida e promover a Saúde há mais de um século na cidade de Tubarão – SC. É referência como Hospital Geral para a região sul do Estado de Santa Catarina. O HNSC é referência para Gestante de Alto Risco e UTI neonatal e Pediátrica para as regiões da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina).
É uma Entidade Filantrópica, de direito privado e sem fins lucrativos, que foi fundada em 08/12/1904, e tem como Missão: “Promover a vida e oferecer soluções em saúde, a todos os segmentos da sociedade, através de constante inovação, com qualidade, competência, humanização e ética, de forma integrada com a comunidade.”.
Possui atendimento nas seguintes especialidades: anestesiologia, angiologia, cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica e reparadora, cirurgia torácica, cirurgia urológica, cirurgia vascular, clínica geral, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia/obstetrícia, hematologia, hemodinâmica cardíaca, hemodinâmica vascular, hemodinâmica neurológica, infectologia, mastologia, medicina intensivista, medicina intervencionista, medicina nuclear, nefrologia, neonatologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, oncologia clínica, quimioterapia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, pneumologia pediátrica, proctologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia e urologia.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição é o maior de Santa Catarina em número de leitos, totalizando 410 leitos, sendo 380 para internação, 21 para observação e 09 para o Alojamento Canguru.
Possui CTI – Centro de Tratamento Intensivo Adulto com 30 leitos, sendo 20 credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 10 leitos destinados aos usuários de Planos de Saúde e Particulares. A UTI Mista (Neonatal e Pediátrica) conta com 12 leitos, sendo 07 leitos neonatais e 03 leitos pediátricos credenciados pelo SUS e 02 leitos neonatais destinados aos usuários de Plano de Saúde e Particulares. O Serviço de Urgência e Emergência atende 24 horas todos os dias da semana, sendo habilitado pelo SUS dentro da Rede de Atenção às Urgências, como Porta de Entrada de Urgência – Hospital Especializado Tipo II. Por situar-se às margens da BR 101 atende mais de 170 pacientes/mês vítimas de acidente de trânsito.
Possui o Centro Clínico Conceição, formado pelo Pronto Atendimento 24 Horas e Ambulatório de Consultas Especializadas (Eletivas), que prestam atendimentos aos Planos de Saúde e Particulares.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição está credenciado pelo Ministério da Saúde como Referência Hospitalar para atendimento em Urgência e Emergência, Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia Nível II, UTI Tipo II, UTI Neonatal e Pediátrica Tipo III, Alta Complexidade em Ortopedia/Traumatologia, Alta Complexidade em Oncologia, Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular para o Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular, Serviço de Assistência de Alta Complexidade em Procedimentos de Cardiologia Intervencionista e Serviço de Alta Complexidade em Cirurgia Vascular e Referência Hospitalar para atendimento à Gestante de Alto Risco. Foi credenciado em junho de 2011 pela Secretaria de Estado da Saúde para Retirada de Globo Ocular Humano para Transplante, sendo considerado Hospital estratégico para a rede de doação de tecidos do Estado de SC.
O Hospital oferece um moderno centro de diagnóstico por imagem, o Centro de Diagnose Conceição. Exames e procedimentos antes só disponibilizados nos grandes centros, agora já estão ao alcance da população de Tubarão e região. Um exemplo são os serviços de Medicina Nuclear, Hemodinâmica Cardíaca, Hemodinâmica Vascular, Hemodinâmica Neurológica, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.
Recebeu o título “Hospital Amigo da Criança”, em 15 de março de 2001. O Centro Materno-Infantil é composto por: Banco de Leite Humano, Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Unidade de Neonatologia. Possui equipe especializada que atua no aconselhamento às mães para o aleitamento materno e cursos de Pré-Natal. Disponibilizou em parceria com a Brasil Telecom e Avoma (Associação das Voluntárias da Maternidade), o Disque-Amamentação, serviço de prestação de informações sobre amamentação, disponível a toda a comunidade da região.
Além de Contratualizado com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Nossa Senhora da Conceição mantém convênio firmado com aproximadamente 40 entidades, entre elas, Planos de Saúde e de Assistência, Administradoras de Saúde, Empresas, Associações, Sindicatos e Prefeituras. Dentre os planos de saúde, destaca-se o Saúde Conceição, plano próprio criado em 1997 para oferecer conceituada cobertura na área da saúde da região.
A Instituição conta com 16 (dezesseis) grupos de voluntárias (os), totalizando mais de 370 componentes: Grupo da Costura Irmã Emélia, Samaritanas, Missão Família – Irmã Demétria, Associação das Voluntárias da Pediatria (Avope), Associação das Voluntárias da Maternidade (Avoma), Conselho Consultivo, Grupo de Estudos e Aperfeiçoamento (GEA), Grupo de Voluntários Raio de Luz, Grupo Mãe Peregrina, Ministros da Eucaristia, Pastoral da Criança, Associação Mãos que Salvam Vidas (Amavi), Grupo UNIONCO, Grupo de Jovens Alegrar e Grupo Coral HNSC. Estes grupos efetuam relevantes serviços junto ao Hospital e à comunidade por este assistida.
O HNSC vem no decorrer dos anos capacitando seus colaboradores através da participação em cursos, treinamentos, congressos, conferências e palestras. Participa do Projeto de Humanização dos Hospitais (HUMANIZASUS), promovido pelo Ministério da Saúde. Através do Setor de Recursos Humanos, Pastoral da Saúde, GEA (Grupo de Estudo e Aperfeiçoamento) e Voluntários realiza outros projetos próprios de humanização, que beneficiam pacientes e colaboradores, tais como: Grupo de Vivências, Encontro de Cultivo e Aperfeiçoamento Pessoal, Hospital Amigo da Criança, Disque Amamentação, Serviço de Referência e Contra Referência à Gestante, Nutriz e Recém-nascido (Grupo de Gestantes, Retorno ao Centro Materno Infantil, Banco de Leite Humano e Método Canguru), ABC do Acompanhante, Ginástica Laboral, Comemoração dos Aniversários dos Colaboradores, Acompanhamento Psicológico às Gestantes de Alto Risco internadas no HNSC, Abrindo as Portas e o Coração, Classe Hospitalar, “Semeando Saúde” – Medicina Preventiva, SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), Curtindo o Sábado com Alegria, Troca de Informações e Experiências sobre Obesidade e Gastroplastia, Grupo Acolher, Programa de Prevenção do Câncer de Mama e Colo Uterino das Colaboradoras do HNSC, entre outros.
Atualmente possui representantes que participam do Conselho Municipal de Segurança (Defesa Civil), Conselho Consultivo da ACIT, Conselho Municipal de Saúde, Conselho do Trabalho e Emprego, Conselho Municipal de Ação Social, Conselho Municipal de Drogas e Entorpecentes e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Certificado como Hospital de Ensino, pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação e Cultura, disponibiliza estágio para os alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em vários cursos da área da saúde, a saber: Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição.
Conta com Residência Médica nas especialidades de Clinica Cirúrgica, Anestesiologia, Radiologia, Clínica Médica, Medicina da Família e Medicina Intensiva.
Disponibiliza ainda suas instalações para os estágios do curso técnico de enfermagem, técnico de radiologia e técnico de farmácia.
O HNSC é integrante da Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC), tendo firmado Termo de Adesão com o Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em novembro de 2009, em parceria com a Unisul. Atualmente possui estruturado o Centro de Pesquisa Clínica, com equipe permanente, além do envolvimento de pesquisadores, profissionais de saúde dos diversos setores do HNSC e da Unisul (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentre outros).
Há anos vem trabalhando com Planejamento Estratégico. Implantou em 2003, a Gestão Estratégica para melhor desenvolver suas atividades e aprimorar o gerenciamento dos seus serviços. Recebeu em 2012 o Prêmio Santé na categoria Ouro - Compromisso com a Excelência, reconhecido pelo Movimento Catarinense de Hospitais e AHESC/FEHOESC (Associação dos Hospitais de SC e Federação dos Hospitais do Estado de SC).
Preocupado com as questões ambientais, a instituição possui o Plano de Gerenciamento de Resíduos em Saúde, desenvolvido pela Comissão de Proteção Ambiental. Possui a Estação de Tratamento de Efluentes, que funciona através de processo químico-físico, proporcionando a liberação do esgoto na natureza sem prejuízo ambiental.
Possui várias comissões atuantes, formadas por colaboradores e médicos do corpo clínico, dentre elas: Comissão de Proteção Radiológica, Comissão de Revisão de Prontuários, Comissão de Revisão de Documentação Médica e Estatística, Comissão de Farmacovigilância, Tecnovigilância e Hemovigilância (requisitos dos Hospitais Sentinela), Comissão de Análise de Óbitos e Biópsias, Comissão de Morbimortalidade Materno e Neo Natal, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Credenciais, Comissão de Ética Médica, Comissão de Ética Multiprofissional, Comissão de Ética de Enfermagem, Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Comissão de Humanização Hospitalar, Comissão de Serviço de Apropriação de Custos, Comissão de Proteção Ambiental, Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Suporte Nutricional Enteral/Parenteral, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão Técnica do Hospital Amigo da Criança, Comissão do Banco de Leite Humano, Comissão de Cuidados Paliativos e Controle da Dor dos Pacientes da Oncologia, Comissão Bem Atender, Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE), Comissão Multidisciplinar de Implantação do Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, Comissão de Pele, Comissão de Ferida, Comissão Multiprofissional de Implantação do Plano de Prevenção de Riscos com Materiais Perfurocortantes e Comissão de Residência Médica (Coreme). Além destas comissões tem o Comitê de Desenvolvimento Humano no Trabalho, Comitê de Revitalização e da Qualidade do HNSC, Comitê de Segurança do Paciente, Comitê Transfusional, o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, que efetua a Vigilância Epidemiológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário