Relembro com saudades as experiências vividas no Grupo Escolar Hercílio Luz. Tempos em que fui estudante. Quanta saudade dos amigos e professores.
No post de hoje quero homenagear a Escola Hercílio Luz. Obrigado a toda a equipe que trabalha na E.E.B. Hercílio
Luz, profissionais que fazem de tudo para oferecer uma boa educação as
crianças e jovens tubaronenses.
De acordo com o Histórico da E.E.B. Hercílio Luz, em 12 de fevereiro de 1919 houve o assentamento da Pedra Fundamental Grupo Escolar Hercílio Luz que contou com a presença do então Governador do Estado de Santa Catarina, Hercílio Luz, que esteve em Tubarão para dar início à construção do Grupo Escolar Hercílio Luz.
No dia 20 de maio do ano seguinte, o prédio, localizado à Rua Coronel Cabral, nº 169, no Centro da cidade de Tubarão, estava pronto. O prédio continha oito salas de aula, um gabinete para a direção, uma portaria, área esportiva, oito banheiros, museu e área coberta. As aulas no Grupo Escolar iniciaram no dia 2 de julho de 1920 com uma grande festa.
Segundo o escritor tubaronense, Walter Carlos Zumblick, em sua obra "Este meu Tubarão", em 1920, o Diretor do Grupo Escolar Hercílio Luz era o Sr. Marcílio Dias Santiago. O Corpo Docente do Grupo Escolar era composto pelas Professoras: Maria Lúcia de Miranda, Maria Gonzaga e Silvia Soares, além das Normalistas: Angélica Santos Guedes e Tereza Martins de Brito. Também trabalhavam na escola, Antônio Antunes (Porteiro) e João Martins (Servente). Ainda de acordo com Zumblick (1974), no dia 27 de janeiro de 1924, foi nomeado interinamente ao cargo de Diretor do Grupo Escolar o Sr. Adriano Mossimann. Em 1930, o Professor Hermínio Heusi assume a Direção da escola.
No dia 14 de agosto de 1937, foi criada a Biblioteca "Almirante Barroso", organizada pela Professora Antônia Teixeira Collaço.
Por meio do Decreto Lei nº 3.172, foi criado o Curso Normal Regional Deocleciano da Costa Dória, formando sua primeira turma em 1947. O Curso Normal Regional fazia parte do Ensino Normal, distribuído em quatro anos, habilitando professores/as para lecionar de 1ª a 4ª Série do antigo ensino primário, atualmente denominado Ensino Fundamental das Séries Iniciais. Em 1972, após a criação do Curso de 1º Grau, a escola passou a denominar-se Escola Básica Hercílio Luz. Em 1989, a escola foi transformada em Colégio Estadual Hercílio Luz, em virtude da criação do 2º Grau. Em 2002, por determinação da Portaria nº 17/2000, o ensino médio foi extinto e a escola passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Hercílio Luz, por atender alunos/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, a escola conta com quase 800 alunos distribuídos nas classes de Apoio, Pré-Escolar, Deficientes Auditivos (DA), Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Aceleração Nível III. Além do Programa Estadual de Esportes na Escola (PEEE), no qual os alunos podem frequentar as modalidades de tênis de mesa, futsal, voleibol, jogos de salão e dança.
No ano de 2007, a escola tornou-se Escola Pólo para surdos, com a inclusão de Professores de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas séries finais do Ensino Fundamental.
O nosso muito obrigado a toda a equipe que trabalha na E.E.B. Hercílio Luz, profissionais que fazem de tudo para oferecer uma boa educação as crianças e jovens tubaronenses.
Hercílio Pedro da Luz nasceu no dia 29 de maio de 1860, na antiga cidade de Desterro, atualmente Florianópolis-SC. Filho de Jacinto José da Luz e Joaquina Anania Neves da Luz. Fez o curso Primário em Desterro/SC e o Curso Secundário no Rio de Janeiro-RJ. Cursou Agronomia na Faculdade de Gembloux, na Bélgica e retornou ao Brasil em 1883.
No Brasil trabalhou em diversas áreas, a saber: Juiz Comissário de Terras em Lages-SC; Engenheiro da Província-SC; Engenheiro de Obras Públicas do Estado de Santa Catarina; Chefe da Comissão de Terras de Santa Catarina; Chefe da Comissão de Terras em Blumenau/SC; Chefe do Distrito Telegráficos de Morretes-PR a Torres-RS.
Na política foi Governador do Estado de Santa Catarina de 1894 a 1898; Conselheiro Municipal de Florianópolis; eleito três vezes Senador da República, no primeiro mandato de seis anos, segundo mandato por noves (1906-1914) e no terceiro mandato por mais nove anos (1915-1924), porém renuncia para concorrer a eleição para Governador de santa Catarina em 1918. É eleito Governador do Estado em 1918 e permanece no cargo até 1921, quando se ausenta para candidatar-se a reeleição. Em 1922 é eleito Governador do Estado e permanece no cargo até 1924, quando se licencia para tratamento de saúde. Faleceu em Florianópolis no dia 20 de outubro de 1924.
A cidade de Tubarão sempre teve uma relação cordial, de muito respeito e admiração pelo ex-Governador. O nome Hercílio Luz também batizou um time de futebol de nossa cidade: o Hercílio Luz Futebol Clube.
Hercílio Luz foi um homem que deixou um legado na história política de Santa Catarina.
Professora Normalista Angelica Santos Guedes,em 1919 ainda era solteira, casou em 1923, e era minha avo Paterna.
ResponderExcluirValiosa e talentosa minha avo Angelica Guedes Cabral.
Maria Lúcia de miranda avó de minha mãe
ResponderExcluirEstudei de 84 a 87 na antiga escola básica Hercílio Luz. Tenho muuuuita saudade.
ResponderExcluirNão tem fotos antigas ex anos 80?
ResponderExcluir