sexta-feira, 29 de julho de 2016

JOSÉ FRANCIONI DE FREITAS - DITE FREITAS

LAGUNENSE DE NASCENÇA, MAS TUBARONENSE DE CORAÇÃO

José Francioni de Freitas, nasceu em Laguna-SC, em 25 de janeiro de 1930. Filho de Diomício Freitas e Agripina Francioni Freitas, era conhecido pelo apelido de Dite Freitas. Foi um dos maiores empresários da Região Sul de Santa Catarina e esportista. Faleceu em 7 de fevereiro de 2002, com 72 anos de idade.

Sua vida profissional teve início na Rede Ferroviária Federal, como telegrafista, aos 13 anos de idade. Tornou-se empresário, em 1947, na Carbonífera Criciúma, de cuja diretoria foi membro até agosto de 1959. Foi diretor de várias empresas, sempre apoiando e incentivando o esporte, principalmente o futebol.

Em 1959, passou a dirigir a Cia. Carbonífera Metropolitana. Com auxílio dos próprios mineiros, fundou o Esporte Clube Metropol, que na sua gestão de Presidente, foi seis vezes campeão do Estado, entre 1960 e 1969.

Em 1973, fundou a Incocesa – Indústria e Comércio Cerâmica S/A, em Tubarão. Na Incocesa, formou um time de futebol de salão, vice-campeão do Estado em 1977. A hoje extinta Incocesa, no auge da sua vida, chegou a ter mais de 1.000 funcionários. A empresa do ramo cerâmico chegou a ser uma das maiores de Tubarão.

No ano de 1999, como Diretor da Empresa Intelbrás, de São José-SC, patrocinou a equipe de voleibol masculina do Santa Catarina Voleibol Clube, que passou a se chamar São José/Intelbrás, disputou a Liga Nacional e o Campeonato Sul-Brasileiro da modalidade.

Dite Freitas também foi Presidente da Associação Comercial e Industrial de Tubarão (ACIT) de 1989 a 1994, e exerceu a Coordenação Regional do Sul da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (FACISC) de 1991 a 1994.

Dite Freitas como empresário, contribuiu muito para o desenvolvimento e o crescimento da Cidade de Tubarão. Foi um homem íntegro, humano, apaixonado por Tubarão. Sempre se preocupou com as boas causas do Município. Foi um defensor de Tubarão. Ele nasceu na Cidade de Laguna, mas se tornou tubaronense de coração.


Um comentário:

  1. Saberia me dizer qual era a formação dele? Se era advogado ou engenheiro ou outra coisa

    ResponderExcluir