quarta-feira, 6 de julho de 2016

TUBARÃO - SANTA CATARINA

Tubarão ( Um pouco da História)




Bandeira de TubarãoBrasão de Tubarão

ANIVERSÁRIO: 27/05/1870 (146 anos)
FUNDAÇÃO: 05/08/1774 (Data da Primeira Sesmaria)
GENTÍLICO: Tubaronense
PREFEITO: João Olávio Falcheti (PT) (2013-2016)










Localização

UNIDADE FEDERATIVA: SANTA CATARINA
MESORREGIÃO: SUL CATARINENSE
MICRORREGIÃO: TUBARÃO
MUNICÍPIOS LIMÍTROFES: LAGUNA, GRAVATAL, CAPIVARI DE BAIXO, SÃO LUDGERO, JAGUARUNA, TREZE DE MAIO E PEDRAS GRANDES
DISTÂNCIA ATÉ A CAPITAL: 133 Km






Características Geográficas

ÁREA: 301,755 Km²
POPULAÇÃO: 102,883 Hab./Km²
DENSIDADE: 340,95 Hab./Km²
ALTITUDE: 9 m
CLIMA: SUBTROPICAL Cfa
FUSO HORÁRIO: UTC-3
Indicadores

IDH-M: 0,796
PIB: R$ 2.371 009 mil
PIB per capita: R$ 24.092,68




Página Oficial
www.tubarao.sc.gov.br
Tubarão é um Município brasileiro  localizado no Sul do  Estado de Santa Catarina. Situa-se na  latitude 28º28'00" sul e  longitude 49º00'25" oeste, estando a uma altitude média de 9 metros acima do nível do mar, com uma área de 301,755 km². De acordo com o  IBGE a população total observada no último recenseamento realizado em 2010 foi de 97.235 habitantes. Conforme estimativa realizada pelo IBGE, em 2014 o município possuía 102 883 moradores.
O nome da cidade deve-se ao Rio Tubarão, que em  tupi-guarani era chamado Tubá-Nharô, "pai feroz". Outra versão corrente relaciona ainda este nome com o de um cacique muito influente que habitava a região. Não se relaciona, porém, ao peixe homônimo.
Com a abertura do caminho entre Lages e Tubarão, por volta de 1773, iniciou-se o povoamento da cidade. O Rio Tubarão   era parte da rota Lages/Laguna, tendo como ponto de parada os portos do "Poço Fundo" e do "Poço Grande", ambos na região da atual Tubarão. Em agosto de 1774, duas sesmarias, com área de uma légua quadrada  cada uma, situadas no atual perímetro urbano, foram doadas ao Capitão João da Costa Moreira e ao Sargento-mor Jacinto Jaques Nicós, marcando o início efetivo do povoamento.
Em 1833 já existia o distrito de Poço Grande do Rio Tubarão e em 7 de maio de 1836 foi criada a Paróquia de  Nossa Senhora da Piedade de Tubarão, Lei nº 32. Tubarão desmembrou-se de Laguna pela Lei Provincial nº 635, de 27 de maio de 1870. A imigração europeia, a implantação da EFDTC - Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina -  e a criação da Comarca de Tubarão (Lei 745, de 19 de abril de 1875), foram responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico do Município.

ECONOMIA
Tubarão destaca-se por ser o segundo centro comercial do Sul do Estado, principalmente na área de cerâmica. Destaque também para o  turismo centrado em suas estâncias hidrominerais.

TURISMO
Tubarão tem uma boa infraestrutura urbana e seu potencial turístico concentra-se nas águas termais, canalizadas para confortáveis hotéis e no meio rural, com destaque para a localidade de Rio do Pouso, onde pode-se passar agradáveis horas em contato com a natureza e com a cultura e culinária do local. Pólo de integração da região, oferece passeios turísticos mensais nas locomotivas Maria-Fumaça pela Ferrovia Teresa Cristina, ligando as cidades de Imbituba, Laguna, Criciúma e Urussanga.  O percurso liga estas cidades às praias, à subida da Serra do Rio do Rastro, aos monumentos históricos e às tradições das etnias que ajudaram a povoar a região. É mantida pela Rede Ferroviária Federal.
O  Centro Municipal de Cultura,  agrega um museu em homenagem a um dos maiores pintores catarinenses:   Willy Zumblick, além de exposições paralelas, aulas de artes plásticas e cênicas e uma galeria dedicada à história do município. 
Além destes, Tubarão possui um grande centro de comércio da Região Sul do Estado: o Farol Shopping. O shopping tornou-se famoso pela sua estrutura, ótima escolha para compras e lazer.

GEOGRAFIA
Tubarão se localiza no Sul do Estado de  Santa Catarina, a 66 km de   Criciúma e 133 km de Florianópolis. Algumas das cidades próximas são Gravatal, Treze de Maio, Jaguaruna, Pedras Grandes, Laguna, Capivari de Baixo, Armazém, São Ludgero e Orleans.

A cidade é rica em belezas naturais. Conheça também as termas de Tubarão. Nas Termas do Rio do Pouso, a alguns minutos do centro da cidade, um hotel-fazenda oferece muitas opções de lazer e de práticas esportivas, além de piscinas de água mineral. Nas Termas da Guarda, entre a Serra do Mar e o Litoral, a água termal jorra à temperatura de 36 °C, canalizada em piscinas e banheiras.

ALTITUDE
A altitude média na sede do Município é de 9 metros acima do nível do mar e o ponto culminante é o morro do Martinelli, com 540 metros (Rio do Pouso Alto).

CLIMA
Subtropical. No mês de Janeiro, o mês mais quente, a temperatura média é de 24 °C, enquanto 15 °C é a temperatura média de Julho, o mês mais frio. A temperatura média anual gira em torno dos 20 °C, a pluviosidade média é de 1400mm . A temperatura máxima registrada na cidade foi de 43,4 °C no dia 25/12/2012 e a mínima de -7 °C. Possuem Verões quentes com temperaturas passando dos 35 °C e Invernos Amenos com temperaturas mínimas abaixo dos 10° e podendo chegar a valores próximos ou igual a 0 °C. A geada ocorre em todos os anos, em média de 7/10 vezes ao ano, sendo 3 de forte intensidade nos bairros mais afastados do centro da cidade. A neve é muito rara na região, nevou bem fraco com garoa em julho de 1955 e no ano de 1984 nos morros da Guarda. No ano de 1990 nevou na região de Tubarão, nos municípios de Braço do Norte (Pinheiral), Santa Rosa de Lima e São Martinho. Em 2010 a neve novamente se fez presente na região mais alta de Grão Pará, Orleans e Santa Rosa de Lima.

VENTOS
No verão, quando o quociente barométrico é mais acentuado, os ventos sopram com mais constância e regularidade. Naturalmente, são ventos predominantes dos quadrantes leste-atlântico para o continente.
O outono é a estação menos ventosa e isso se explica pelo equilíbrio entre valores barométricos no atlântico e no continente, com conseqüência a diminuição das massas de ar. No inverno, devido à predominância de outra área de alta pressão no interior do continente, a componente de ventos do oeste adquire importância, podendo ultrapassar a soma de velocidade dos ventos de leste.
A predominância dos ventos na região é a seguinte:
37,5 % ocorrência dos ventos Nordeste 15,6 % ocorrência dos ventos Sul 13,2 % ocorrência dos ventos Sudoeste

ACIDENTES GEOGRÁFICOS
O Rio Tubarão é o principal do Município. Sua linha de escoamento corta a cidade com uma secção média de 115 metros de largura, uma profundidade que varia de 2 metros a 10 metros e uma vazão de 5,2 metros cúbicos por segundo. Outros rios que cortam o município de Tubarão são o Capivari, Corrêas, Rio do Pouso, Alto Pedrinhas, Caruru, Ilhota, Congonhas.

EDUCAÇÃO
Sendo Tubarão um pólo de convergência de todas as vias de comunicação, motivou a formação de um centro estudantil que atende uma clientela da região, que necessite frequentar cursos mais elevados. Merecem destaque: Colégio São José, Grupo Escolar Hercílio Luz, Colégio Dehon, Escola Técnica de Comércio, Escola Adventista e Unisul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário