terça-feira, 26 de julho de 2016

E.E.B. HERCÍLIO LUZ


Relembro com saudades as experiências vividas no Grupo Escolar Hercílio Luz. Tempos em que fui estudante. Quanta saudade dos amigos e professores.
No post de hoje quero homenagear a Escola Hercílio Luz. Obrigado a toda a equipe que trabalha na E.E.B. Hercílio Luz, profissionais que fazem de tudo  para oferecer uma boa educação as crianças e jovens tubaronenses.

De acordo com o Histórico da E.E.B. Hercílio Luz, em 12 de fevereiro de 1919 houve o assentamento da Pedra Fundamental Grupo Escolar Hercílio Luz que contou com a presença do então Governador do Estado de Santa Catarina, Hercílio Luz, que esteve em Tubarão para dar início à construção do Grupo Escolar Hercílio Luz.
No dia 20 de maio do ano seguinte, o prédio, localizado à Rua Coronel Cabral, nº 169, no Centro da cidade de Tubarão, estava pronto. O prédio continha oito salas de aula, um gabinete para a direção, uma portaria, área esportiva, oito banheiros, museu e área coberta. As aulas no Grupo Escolar iniciaram no dia 2 de julho de 1920 com uma grande festa.
Segundo o escritor tubaronense, Walter Carlos Zumblick, em sua obra "Este meu Tubarão", em 1920, o Diretor do Grupo Escolar Hercílio Luz era o Sr. Marcílio Dias Santiago. O Corpo Docente do Grupo Escolar era composto pelas Professoras: Maria Lúcia de Miranda, Maria Gonzaga e Silvia Soares, além das Normalistas: Angélica Santos Guedes e Tereza Martins de Brito. Também trabalhavam na escola, Antônio Antunes (Porteiro) e João Martins (Servente). Ainda de acordo com Zumblick (1974), no dia 27 de janeiro de 1924, foi nomeado interinamente ao cargo de Diretor do Grupo Escolar o Sr. Adriano Mossimann. Em 1930, o Professor Hermínio Heusi assume a Direção da escola.
No dia 14 de agosto de 1937, foi criada a Biblioteca "Almirante Barroso", organizada pela Professora Antônia Teixeira Collaço.
Por meio do Decreto Lei nº 3.172, foi criado o Curso Normal Regional Deocleciano da Costa Dória, formando sua primeira turma em 1947. O Curso Normal Regional fazia parte do Ensino Normal, distribuído em quatro anos, habilitando professores/as para lecionar de 1ª a 4ª Série do antigo ensino primário, atualmente denominado Ensino Fundamental das Séries Iniciais. Em 1972, após a criação do Curso de 1º Grau, a escola passou a denominar-se Escola Básica Hercílio Luz. Em 1989, a escola foi transformada em Colégio Estadual Hercílio Luz, em virtude da criação do 2º Grau. Em 2002, por determinação da Portaria nº 17/2000, o ensino médio foi extinto e a escola passou a chamar-se Escola de Ensino Fundamental Hercílio Luz, por atender alunos/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente, a escola conta com quase 800 alunos distribuídos nas classes de Apoio, Pré-Escolar, Deficientes Auditivos (DA), Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Aceleração Nível III. Além do Programa Estadual de Esportes na Escola (PEEE), no qual os alunos podem frequentar as modalidades de tênis de mesa, futsal, voleibol, jogos de salão e dança.
No ano de 2007, a escola tornou-se Escola Pólo para surdos, com a inclusão de Professores de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)  nas séries finais do Ensino Fundamental.
O nosso muito obrigado a toda a equipe que trabalha na E.E.B. Hercílio Luz, profissionais que fazem de tudo  para oferecer uma boa educação as crianças e jovens tubaronenses.



QUEM FOI HERCÍLIO LUZ:
Hercílio Pedro da Luz nasceu no dia 29 de maio de 1860, na antiga cidade de Desterro, atualmente Florianópolis-SC. Filho de Jacinto José da Luz e Joaquina Anania Neves da Luz. Fez o curso Primário em Desterro/SC e o Curso Secundário no Rio de Janeiro-RJ. Cursou Agronomia na Faculdade de Gembloux, na Bélgica e retornou ao Brasil em 1883.
No Brasil trabalhou em diversas áreas, a saber: Juiz Comissário de Terras em Lages-SC; Engenheiro da Província-SC; Engenheiro de Obras Públicas do Estado de Santa Catarina; Chefe da Comissão de Terras de Santa Catarina; Chefe da Comissão de Terras em Blumenau/SC; Chefe do Distrito Telegráficos de Morretes-PR a Torres-RS. 
Na política foi Governador do Estado de Santa Catarina de 1894 a 1898; Conselheiro Municipal de Florianópolis; eleito três vezes Senador da República, no primeiro mandato de seis anos, segundo mandato por noves (1906-1914) e no terceiro mandato por mais nove anos (1915-1924), porém renuncia para concorrer a eleição para Governador de santa Catarina em 1918. É eleito Governador do Estado em 1918 e permanece no cargo até 1921, quando se ausenta para candidatar-se a reeleição. Em 1922 é eleito Governador do Estado e permanece no cargo até 1924, quando se licencia para tratamento de saúde. Faleceu em Florianópolis no dia 20 de outubro de 1924.

A cidade de Tubarão sempre teve uma relação cordial, de muito respeito e admiração pelo ex-Governador. O nome Hercílio Luz também batizou um time de futebol de nossa cidade: o Hercílio Luz Futebol Clube.
Hercílio Luz foi um homem que deixou um legado na história política de Santa Catarina.

4 comentários:

  1. Professora Normalista Angelica Santos Guedes,em 1919 ainda era solteira, casou em 1923, e era minha avo Paterna.
    Valiosa e talentosa minha avo Angelica Guedes Cabral.

    ResponderExcluir
  2. Maria Lúcia de miranda avó de minha mãe

    ResponderExcluir
  3. Estudei de 84 a 87 na antiga escola básica Hercílio Luz. Tenho muuuuita saudade.

    ResponderExcluir