terça-feira, 18 de outubro de 2016

A ORIGEM DE 5 VIAS PÚBLICAS DE TUBARÃO

CURIOSIDADES SOBRE NOMES DE RUAS E AVENIDAS EM TUBARÃO


Vamos conhecer um pouco da história de cinco pessoas que deram nomes às Vias Públicas de Tubarão.

RUA JOSÉ FERREIRA
A Rua José Ferreira de Souza, paralela a Rua Augusto Severo, no Bairro Santo Antônio de Pádua, é uma homenagem a José Ferreira de Souza, falecido em 1949, o qual cedeu grandes áreas de terras para ruas e travessas. José Ferreira foi durante 35 anos ferroviário da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.

RUA GERMANO SIEBERT
A Rua Germano Siebert ganhou este nome em homenagem a um grande batalhador pelo progresso e desenvolvimento de Tubarão, um homem com visão industrial. Ele foi o introdutor em Tubarão da plantação da palha da vassoura. Batalhou pelo reflorestamento, tendo estudado a fundo a essência florestal, denominada Grevílea-robusta (nativa da Austrália). A Rua Germano Siebert fica localizada no Bairro Santo Antônio de Pádua, paralela a Rua José Ferreira.

RUA ALEXANDRINO BARRETO
A Rua Alexandrino Barreto, no Centro de Tubarão, recebeu esse nome em homenagem ao Sr. Alexandrino Barreto. De simples troleiro da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina passou a telegrafista e agente de Tubarão, sendo mais tarde Promotor Público, Advogado e Conselheiro Municipal. Também era Escritor, Poeta e Músico.

AVENIDA PADRE GERALDO SPETTMANN
A Avenida Padre Geraldo Spettmann, aquela que, partindo da margem esquerda da Ponte Nereu Ramos, vai em direção ao Bairro Humaitá (Avenida da Rodoviária), é denominada assim em homenagem ao Padre Spettmann. Sua atuação como Vigário, foi de um valor inestimável para o Município.
O Padre Geraldo Spettmann faleceu no dia 7 de janeiro de 1949. O Sacerdote, foi duas vezes Vigário da Paróquia, foram 18 anos de serviços. Harmonizou inúmeras famílias; tornou amigos aqueles que eram inimigos; foi conselheiro constante em inúmeras pendências, nas quais sempre aconselhou dentro do direito, da moral e da religião, fez com que inúmeros pais transviados, voltassem ao aconchego do lar, onde a esposa e os filhos aflitos os esperavam com ansiedade; confortou lares, onde a má sorte penetrou; legalizou incontáveis uniões ilícitas, trabalhando em prol do casamento civil.

AVENIDA EXPEDICIONÁRIO JOSÉ PEDRO COELHO
A Avenida Expedicionário José Pedro Coelho, aquela paralela a Avenida José Acácio Moreira, passando pelos Bairros Dehon, Revoredo e Humaitá, homenageia o Sr. José Pedro Coelho, que faleceu em 1º de julho de 1949.
Na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) o Brasil enviou seus soldados ao Velho Continente. Tubarão também mandou o seu contingente de expedicionários, entre eles o bravo Pracinha José Pedro Coelho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário