segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O COMÉRCIO E COMERCIANTES DE ANTIGAMENTE

Nas décadas iniciais do Século XX, o comércio de Tubarão já começava a criar boas perspectivas de um futuro bastante próspero. Com o passar do tempo, a Cidade de Tubarão cresceu e se consolidou como importante polo comercial da Região.
Este post é para relembrar alguns estabelecimentos do comércio antigo de Tubarão. Uma homenagem aos antigos comerciantes, pessoas que ajudaram a desenvolver o Município, criando empregos, gerando renda e pagando impostos. 

- Destaque para os "Armazéns de Secos e Molhados", típico da época, local onde era possível encontrar de tudo um pouco, desde ferragens até porcelanas, artigos de armarinhos e tecidos.

- Também tinha fábrica de café, serviços de barbeiro, lojas de calçados, fábrica de bebidas, etc.

- Seguindo a tradição do negócio da família, ainda hoje existe em Tubarão, Sapataria da Família Tonon e Relojoaria da Família Zumblick.


- Naquela época, o forte do comércio ficava concentrado entre as Ruas Marechal Deodoro e Lauro Müller.


CASA DE CALÇADOS E SAPATARIA DE TONON & IRMÃOS: Na esquina da Rua Coronel Collaço com Marechal Deodoro. Calçados para Homens, Mulheres e Crianças, malas de viagem, artigos de selaria (freios, mantas, esporas, pelegos e muito mais), couros nacionais e importados.

SALÃO ELEGANTE DE OSCAR OLIVEIRA: Barbearia situada na Rua Coronel Collaço. Especializada em cortes de cabelo de Senhores, Senhoras e Crianças.

ARMAZÉM AMÉRICA DE SEVERIANO ALBINO CORRÊA: Na Rua Marechal Deodoro. Especializado em vinhos, e conservas (nacionais e estrangeiros). Queijos da terra e serrano, farinha de trigo, carne seca da terra e do Rio Grande do Sul, compra de couros, sedenho (corda feita com cabelo - crina, rabo, etc), de animal, chifres e cereais.

CASA BARATEIRA DE LEOPOLDO M. FIRMINO: Na Rua Lauro Müller. Grande sortimento de tecidos de morim, algodão, seda, tricoline, veludo, casemira, etc. Chapéus de pelo e lebre.

SAPATARIA MODERNA DE MANOEL JEREMIAS: Na Rua Lauro Müller. Calçados da afamada Casa Atlas, para Homens, Mulheres e Crianças. Executava qualquer encomenda de calçados.

AUGUSTO GOMES & CIA.: Na Rua Lauro Müller. Estabelecimento com Secos e Molhados. Armarinhos, louças, tintas, ferragens, gêneros alimentícios e bebidas.

NOVA SAPATARIA DE TEODOTO TONON: Situada na Rua Lauro Müller. Calçados para Homens, Mulheres e Crianças. Fabricava calçados por encomenda.

FARMÁCIA POPULAR: Rua Coronel Collaço. Completo sortimento de drogas, produtos químicos e farmacêuticos.

PADARIA FAMILIAR DE ANTÔNIO DELPIZZO: Na Rua Coronel Collaço. Pães, roscas, biscoitos, bolachas, etc. Aceitava encomenda.

EDUARDO UMBELINO DE BITTENCOURT: Hábil marceneiro, estabelecido na Rua São Manoel. Executada qualquer encomenda de móveis, mediante catálogo que tinha a disposição dos fregueses.

BARBEARIA TUBARONENSE DE ANTÔNIO F. GRACIANO: Na Rua Lauro Müller. Salão masculino para cortes de cabelo e serviço de barbeiro.

PADARIA ESMERALDA: Rua Coronel Collaço. Pães petrópolis e de leite, bolachinhas americanas, roscas barão e de milho, biscoitos beijinho de moça.

FÁBRICA DE BEBIDAS YPIRANGA DE MARGARIDA PESSOA DA SILVA: Situada em frente as Oficinas da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. Fabricação e engarrafamento de Vinhos de Frutas e Velho, Bitter Guarany, Xarope Belleza dos Refrescos, 

FÁBRICA DE CHARUTOS E CIGARRILHOS DE GERMANO SIEBERT: Na Rua Coronel Collaço. Depósito com grande quantidade de charutos e cigarrilhos. Fornecia para negociantes.

ALFAIATARIA E TINTURARIA DE JOÃO NASCHENWENG: Na Rua São Manoel. Cortava e fazia roupa sob medida. Tingimento de roupas.

ELYSIO ESMERALDINO: Comércio de Secos e Molhados na Rua Marechal Deodoro. Bebidas, doces, armarinhos, miudezas, etc.

CASA LIMA DE MANOEL ADELMO FERREIRA LIMA: Na Rua Lauro Müller. Sortimento de fazendas, armarinhos, miudezas e muitos outros artigos. Vendia somente à dinheiro.

SAPATARIA RAYMUNDO TONON: Na Rua Lauro Müller. Grande estoque de sandálias, chinelos, calçados para Senhoras, Homens e Crianças. Fabricava calçados sob medida. Artigos esportivos: bolas, bombas de ar para encher bola ou pneu de bicicleta.

CAFÉ CARVALHO - FABRICANTE: THOMAZ GOMES DE CARVALHO: Estabelecido na Rua Coronel Teixeira Nunes. Moído, puro e saboroso, era o café de maior consumo em todas as praças do Sul do Estado de Santa Catarina.

CHARUTARIA YPIRANGA DE ANTÔNIO FRANCALACCI: Na Rua Lauro Müller. Papéis para cigarros, perfumaria, camisas, meias, chapéus, ferragens, enfeites, arame farpado, etc.

ARMAZÉM POPULAR DE BESSA & FILHO: Na Rua Lauro Müller. Conhecido empório que comercializava diferentes tipos de mercadorias, como: arame farpado, querosene, trigo, sabão, charque, bacalhau, cigarros, pó de arroz, loções, meias, suspensórios, dentifrícios, louças, ferragens, armarinhos, miudezas, doces, cervejas e outras bebidas. 

SERRARIA DE JOSÉ GENOVEZ: Localizada no Km 68 da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. Madeiras em geral, tijolos, telhas.

TYPOGRAPHIA AMERICANA DE MANOEL FIUZA LIMA: Na Rua Lauro Müller. Oficina que era uma das mais bem montadas no Sul de Santa Catarina. Chamava a atenção para os trabalhos perfurados e brochados, para os quais tinha excelentes máquinas, inclusive para numerar.

HOTEL ÍTALO-BRASILEIRO DE MIGUEL FURGHESTTI: Localizado na Rua Marechal Deodoro. Recebia famílias e outros hospedes, muito especialmente caixeiros viajantes, pois além dos limpos e arejados quartos tinha esplendidas salas para exposição. Tratamento era de primeira e a cozinha para todos os paladares.

CASA ZUMBLICK DE ROBERTO ZUMBLICK: Na Rua Coronel Collaço. Vistoso, lindíssimo e variado sortimento de jóias, relógios de parede e bolso, pedras preciosas, papelaria, presentes para casamentos, óculos, etc. Foi a primeira casa do Sul do Estado, neste gênero de negócio.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

JOSÉ SANTOS NUNES

PROFESSOR ZÉ SANTOS, 6 ANOS DE SAUDADES !

Hoje, o Blog faz uma homenagem especial ao saudoso José Santos Nunes. Ele foi um professor comprometido com a formação de nosso povo. Deixou saudades no nosso meio. Tive a honra de ser seu aluno.





José Santos Nunes nasceu em Tubarão em 07 de janeiro de 1950 e faleceu no dia 09 de outubro de 2010 no Hospital Socimed, aos 60 anos, em decorrência de um câncer. Deixou a esposa Margareth da Silva Nunes, os filhos Júlio César, Marlise e Daiane e quatro netos.
Formado em Matemática e Física, José Santos Nunes era Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) desde 1974 e também fundou a Escola Técnica Diomício Freitas, atual Centro de Educação Profissional (CEDUP), no qual foi Diretor entre 1976 a 1994.
O Professor Zé Santos, como era conhecido, ingressou na carreira política filiando-se ao Partido Progressista (PP). Foi Vereador em dois mandatos (de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004). No seu segundo mandato na Câmara, foi o Vereador mais votado em Tubarão, com 1.672 votos. Em 2005, no segundo mandato do Prefeito Carlos José Stüpp, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), assumiu a Secretaria da Educação, pasta que continuou comandando a partir da eleição de Manoel Bertoncini, também do PSDB. Zé Santos ocupou o cargo de Secretário da Educação até a sua morte ocorrida em outubro de 2010.
Zé Santos deixou saudades aos mais próximos e um vácuo na área da Educação do Município de Tubarão.


EM HOMENAGEM AO PROFESSOR, ESCOLA PÚBLICA GANHOU O SEU NOME

“Professor José Santos Nunes”, esse é o nome do  CEI-Centro de Educação Infantil (Escola Pública Municipal) inaugurada em julho de 2012, na Rua Júlio Boppre, Bairro Santo Antônio de Pádua, em Tubarão. A iniciativa da homenagem partiu da através do Projeto de Lei nº 3655, de 16 de junho de 2011, idealizado pela Câmara de Vereadores de Tubarão, e sancionado pelo Prefeito Municipal Manoel Antônio Bertoncini Silva.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

FATOS E PERSONAGENS



HOSPITAL
Em 1906, com a interferência do Exmo Dr. Lauro Müller, na época Ministro da Viação e do Superintendente Municipal (o que hoje equivaleria ao cargo de Prefeito), Coronel João Cabral de Mello, foram isentos dos impostos aduaneiros, todos os objetos mandados vir da Europa, destinados ao Colégio São José e Hospital de Caridade (Nossa Senhora da Conceição), de Tubarão.

CEMITÉRIO PÚBLICO
Em julho de 1923, o Dr. Otto Feuerschuette, então Superintendente Municipal (Prefeito), adquiriu uma área de terra anexa ao Cemitério Público, para que o mesmo pudesse ser ampliado, coisa há muito tempo reclamada pela população. Com a aquisição dessa nova área, que media 53 metros de comprimento por 48 de largura, adquirida à custo dos cofres públicos, o Cemitério de Tubarão ficou de tamanho regular, podendo, então, sepultar os mortos sem haver a necessidade de desenterrar outros, como se fazia até então.

FRANCISCO CARLOS RÉGIS
O Dr. Francisco Carlos Régis, elegeu-se Prefeito de Tubarão pelo Partido Social Democrático (PSD) e ficou na história como um dos melhores Prefeitos do Município. Administrou Tubarão de 1948 a 1950. Ajudou no desenvolvimento trazendo para cá a Cia de Cigarros Souza Cruz e realizou obras importantes como o serviço de abastecimento de água e o Aeroporto Anita Garibaldi, entre outras.
Formado em Direito, foi o 1º Presidente da Subseção de Tubarão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Gestão de 21/02/1972 a 1º/02/1973.

CLUBE 29
Realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 1963, em Tubarão, a inauguração do suntuoso prédio do Clube Recreativo 29 de Junho, edificado à Rua Coronel Collaço.
O ato de inauguração contou com a presença do Exmo Governador do Estado de Santa Catarina, Celso Ramos. As festividades foram abrilhantadas pelas Orquestras Salvador Campanella, de Porto Alegre-RS e Ravena, de Laguna.
A grande festa contou com a presença de destacadas figuras sociais de todo o Estado catarinense.
A Diretoria do Clube 29 era assim constituída: Presidente: Dilney Chaves Cabral; Vice-Presidente: Orlando Francalazzi; 1º Secretário: Antônio Lima Barroso; 2º Secretário: Hercílio Zapelini; 1º Tesoureiro: Arno Damiani; 2º Tesoureiro: José Ghizzoni; Orador: Dr. Arno Francisco A. Hübbe; Bibliotecário: Jabes Garcia.

MARTINHO STÜPP
Vindo de Braço do Norte-SC, Martinho Stüpp chegou em Tubarão em 1969. Pai de Carlos Stüpp,  ex-Prefeito de Tubarão e candidato nas últimas Eleições Municipais, Martinho foi um importante empresário do Município,  proprietário de recapadora de pneus, posto de combustíveis, confecção e empresa de transportes. Ele faleceu recentemente, no dia 5 de outubro, aos 77 anos de idade.










terça-feira, 18 de outubro de 2016

A ORIGEM DE 5 VIAS PÚBLICAS DE TUBARÃO

CURIOSIDADES SOBRE NOMES DE RUAS E AVENIDAS EM TUBARÃO


Vamos conhecer um pouco da história de cinco pessoas que deram nomes às Vias Públicas de Tubarão.

RUA JOSÉ FERREIRA
A Rua José Ferreira de Souza, paralela a Rua Augusto Severo, no Bairro Santo Antônio de Pádua, é uma homenagem a José Ferreira de Souza, falecido em 1949, o qual cedeu grandes áreas de terras para ruas e travessas. José Ferreira foi durante 35 anos ferroviário da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina.

RUA GERMANO SIEBERT
A Rua Germano Siebert ganhou este nome em homenagem a um grande batalhador pelo progresso e desenvolvimento de Tubarão, um homem com visão industrial. Ele foi o introdutor em Tubarão da plantação da palha da vassoura. Batalhou pelo reflorestamento, tendo estudado a fundo a essência florestal, denominada Grevílea-robusta (nativa da Austrália). A Rua Germano Siebert fica localizada no Bairro Santo Antônio de Pádua, paralela a Rua José Ferreira.

RUA ALEXANDRINO BARRETO
A Rua Alexandrino Barreto, no Centro de Tubarão, recebeu esse nome em homenagem ao Sr. Alexandrino Barreto. De simples troleiro da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina passou a telegrafista e agente de Tubarão, sendo mais tarde Promotor Público, Advogado e Conselheiro Municipal. Também era Escritor, Poeta e Músico.

AVENIDA PADRE GERALDO SPETTMANN
A Avenida Padre Geraldo Spettmann, aquela que, partindo da margem esquerda da Ponte Nereu Ramos, vai em direção ao Bairro Humaitá (Avenida da Rodoviária), é denominada assim em homenagem ao Padre Spettmann. Sua atuação como Vigário, foi de um valor inestimável para o Município.
O Padre Geraldo Spettmann faleceu no dia 7 de janeiro de 1949. O Sacerdote, foi duas vezes Vigário da Paróquia, foram 18 anos de serviços. Harmonizou inúmeras famílias; tornou amigos aqueles que eram inimigos; foi conselheiro constante em inúmeras pendências, nas quais sempre aconselhou dentro do direito, da moral e da religião, fez com que inúmeros pais transviados, voltassem ao aconchego do lar, onde a esposa e os filhos aflitos os esperavam com ansiedade; confortou lares, onde a má sorte penetrou; legalizou incontáveis uniões ilícitas, trabalhando em prol do casamento civil.

AVENIDA EXPEDICIONÁRIO JOSÉ PEDRO COELHO
A Avenida Expedicionário José Pedro Coelho, aquela paralela a Avenida José Acácio Moreira, passando pelos Bairros Dehon, Revoredo e Humaitá, homenageia o Sr. José Pedro Coelho, que faleceu em 1º de julho de 1949.
Na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) o Brasil enviou seus soldados ao Velho Continente. Tubarão também mandou o seu contingente de expedicionários, entre eles o bravo Pracinha José Pedro Coelho.


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

JOSÉ CARLOS CAUDURO MINUZZO

Engenheiro teve longa trajetória na Tractebel Energia. Foi um grande apoiador do desenvolvimento da nossa Região.




Natural de Porto Alegre-RS, nascido em 29 de outubro de 1951, José Carlos Cauduro Minuzzo é Engenheiro Mecânico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Minuzzo chegou a Tubarão em 5 de janeiro de 1976 para assumir uma vaga na Sociedade Termelétrica de Capivari S.A. (SOTELCA), posteriormente Centrais Elétricas do Sul do Brasil S.A. (ELETROSUL), Centrais Geradoras do Sul do Brasil S.A. (GERASUL) e Tractebel Energia S.A. (TRACTEBEL). Tinha 24 anos quando iniciou sua carreira profissional em 1976 na empresa (época que Tubarão era sede do Complexo Termelétrico, Capivari era Distrito de Tubarão, e obteve emancipação em 1992) desempenhando suas atividades na área de Geração Térmica no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda até 1992. A partir desta data, gerenciou a Divisão de Engenharia e Manutenção de Térmicas até 1997 e, posteriormente, o Departamento de Geração Térmica. Exerceu também a função de Diretor de Produção de Energia da TRACTEBEL, cargo que ocupou até bem pouco tempo. Depois de 40 anos, ele se aposentou.
Minuzzo é condecorado “Cidadão Capivariense” e em maio deste ano, a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), homenageou o Sr. José Carlos Cauduro Minuzzo, reconhecendo os trabalhos do Engenheiro na TRACTEBEL. Minuzzo esteve à frente de trabalhos sociais e de defesa do meio ambiente e incentivo à cultura executados na empresa.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

LEODEGAR DA CUNHA TISCOSKI


ENGENHEIRO CIVIL, PROFESSOR E POLÍTICO






Leodegar da Cunha Tiscoski nasceu em Sombrio-SC no dia 2 de outubro de 1948, filho de José Tiscoski, ex-Prefeito de Sombrio (1959-1964) e de Celina da Cunha Tiscoski. É casado com Maria Elizabeth Pelegrini Tiscoski, mais conhecida como Beth Tiscoski, com tem dois filhos: Leonardo e Gabriela.
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1974, Tiscoski foi Professor na Academia de Comércio de Santa Catarina, de 1972 a 1975, e na Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC), em 1974 e 1975.
Tiscoski iniciou sua trajetória profissional em 1975 quando ingressou no Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e no ano seguinte assumiu a Chefia Regional do órgão em Florianópolis (1976 a 1981). Entre 1981 e 1986 foi o Engenheiro Coordenador da Regional Sul do DER-SC, em Tubarão.
Em 1986 ingressou no Partido Democrático Social (PDS), sendo nomeado para liderar o Diretório Estadual em Santa Catarina. Em novembro de 1986 elegeu-se Deputado Estadual, dando início à sua carreira política. Sucessivamente reeleito em 1990 e 1994, pelo PDS. Foi Secretário da Casa Civil no Governo de Vilson Kleinubing, de 1992 a 1994. Em 1993 filiou-se no Partido Progressista Reformador (PPR), e em 1995 filiou-se ao Partido Progressista Brasileiro (PPB). Foi Presidente do Diretório do PPB no Estado de Santa Catarina (1995 a 2000). Nas Eleições de outubro de 1998 foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina pelo PPB. Empossado em fevereiro de 1999, licenciou-se do mandato ao ser nomeado Secretário dos Transportes e Obras de Santa Catarina no Governo de Espiridião Amin (1999 a 2002). Voltou à Câmara dos Deputados por poucos dias no mês de fevereiro de 2000 e em definitivo em abril de 2002 a fim de concorrer à reeleição. Em outubro de 2002 foi novamente eleito Deputado Federal por Santa Catarina pelo PPB. Empossado em fevereiro de 2003, passou a integrar as fileiras do Partido Progressista (PP). No Pleito de outubro de 2006, disputou pela terceira vez o mandato de Deputado Federal por Santa Catarina pelo PP e obteve uma Suplência. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 2007, ao final da Legislatura. De agosto de 2007 até 2014 atuou no Ministério das Cidades, como Secretário Nacional de saneamento Ambiental e Secretário Nacional de Planejamento Urbano. Atualmente é Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

CIDADÃO TUBARONENSE

Em 5 de dezembro de 2011 a Câmara Municipal de Tubarão concedeu, em Sessão Especial, o Título de Cidadão Tubaronense ao Sr. Leodegar da Cunha Tiscoski. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Santo Anjo. A homenagem foi proposta, através do Decreto Legislativo nº 8/2011 de 03 de novembro de 2011, de autoria do Vereador André  Fretta May e aprovado por unanimidade pela edilidade.
A concessão do Título de Cidadão Tubaronense a Leodegar Tiscoski foi o justo reconhecimento de uma Cidade agradecida por quem trabalhou muito pelo nosso Município e por nossa Região.