quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ESPORTE CLUBE FERROVIÁRIO

                                                                                

Era o clube de futebol da Estrada de Ferro, que sob o comando do técnico Lauro Búrigo foi Campeão Estadual de 1970.






O Esporte Clube Ferroviário foi um clube de futebol composto por trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina (EFDTC) da Cidade de Tubarão. Por causa das cores vermelho e preto do seu uniforme levou o apelido de “Rubro-Negro de Vila Oficinas”. Sua maior façanha foi ter conquistado o título do Campeonato Catarinense do ano de 1970.

Também conhecido como “Ferrinho”, o time mandava seus jogos no Estádio Olímpico Domingos Silveira Gonzales, o Estádio de Vila Oficinas. O Bairro Oficinas, onde o Ferroviário foi fundado, tem esse nome em homenagem as Oficinas da EFDTC.

Da dissolução do E.C. Ferroviário em maio de 1992, surgiu o Tubarão Futebol Clube.

O Campeonato Estadual de 1970 foi disputado no sistema de pontos corridos e o jogo decisivo foi na última rodada contra o maior rival, o Hercílio Luz Futebol Clube. O time “Rubro-Negro” conquistou o título com um empate em 0 a 0, partida disputa no Estádio de Vila Oficinas, no dia 29 de novembro de 1970. O Ferroviário jogou com: Da Costa; Carlinhos, Gunga, César e Ernesto; Paulo César e Armando; Márcio, Sissa (Rainoldo), Cesinha e Bahia (Miguelito). Técnico: Lauro José Búrigo.




 O Estádio Domingos Silveira Gonzales, também conhecido como Estádio de Vila Oficinas, é um estádio de futebol situado na Rua dos Ferroviários, nº 149, Bairro Oficinas, em Tubarão, era a “casa” do Ferroviário. Sua capacidade é para 3.500 torcedores. Atualmente, o estádio pertence ao Tubarão Futebol Clube e é utilizado também pelo Clube Atlético Tubarão.

2 comentários:

  1. O Campeonato Catarinense de 1970 foi disputado por pontos perdidos e não pontos corridos. Na época a vitória valia 2 pontos. Então, se empatou, perdeu 1 e se perdeu, 2 pontos.
    Se for considerar outra forma de pontuação, o vencedor seria outro clube. Vivi intensamente esse campeonato. Tinha 10 anos e fui a todos os jogos do "Ferrinho" em Tubarão. Hélio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Que bons tempos do futebol de Tubarão.Eu fui muitos jogos nesse Estádio Domingo Silveira Gonzáles e também no Estádio Aníbal Torres Costa do Hercílio Luz, principalmente nos clássicos Ferro x Luz.

    ResponderExcluir