segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O COMÉRCIO E COMERCIANTES DE ANTIGAMENTE

Nas décadas iniciais do Século XX, o comércio de Tubarão já começava a criar boas perspectivas de um futuro bastante próspero. Com o passar do tempo, a Cidade de Tubarão cresceu e se consolidou como importante polo comercial da Região.
Este post é para relembrar alguns estabelecimentos do comércio antigo de Tubarão. Uma homenagem aos antigos comerciantes, pessoas que ajudaram a desenvolver o Município, criando empregos, gerando renda e pagando impostos. 

- Destaque para os "Armazéns de Secos e Molhados", típico da época, local onde era possível encontrar de tudo um pouco, desde ferragens até porcelanas, artigos de armarinhos e tecidos.

- Também tinha fábrica de café, serviços de barbeiro, lojas de calçados, fábrica de bebidas, etc.

- Seguindo a tradição do negócio da família, ainda hoje existe em Tubarão, Sapataria da Família Tonon e Relojoaria da Família Zumblick.


- Naquela época, o forte do comércio ficava concentrado entre as Ruas Marechal Deodoro e Lauro Müller.


CASA DE CALÇADOS E SAPATARIA DE TONON & IRMÃOS: Na esquina da Rua Coronel Collaço com Marechal Deodoro. Calçados para Homens, Mulheres e Crianças, malas de viagem, artigos de selaria (freios, mantas, esporas, pelegos e muito mais), couros nacionais e importados.

SALÃO ELEGANTE DE OSCAR OLIVEIRA: Barbearia situada na Rua Coronel Collaço. Especializada em cortes de cabelo de Senhores, Senhoras e Crianças.

ARMAZÉM AMÉRICA DE SEVERIANO ALBINO CORRÊA: Na Rua Marechal Deodoro. Especializado em vinhos, e conservas (nacionais e estrangeiros). Queijos da terra e serrano, farinha de trigo, carne seca da terra e do Rio Grande do Sul, compra de couros, sedenho (corda feita com cabelo - crina, rabo, etc), de animal, chifres e cereais.

CASA BARATEIRA DE LEOPOLDO M. FIRMINO: Na Rua Lauro Müller. Grande sortimento de tecidos de morim, algodão, seda, tricoline, veludo, casemira, etc. Chapéus de pelo e lebre.

SAPATARIA MODERNA DE MANOEL JEREMIAS: Na Rua Lauro Müller. Calçados da afamada Casa Atlas, para Homens, Mulheres e Crianças. Executava qualquer encomenda de calçados.

AUGUSTO GOMES & CIA.: Na Rua Lauro Müller. Estabelecimento com Secos e Molhados. Armarinhos, louças, tintas, ferragens, gêneros alimentícios e bebidas.

NOVA SAPATARIA DE TEODOTO TONON: Situada na Rua Lauro Müller. Calçados para Homens, Mulheres e Crianças. Fabricava calçados por encomenda.

FARMÁCIA POPULAR: Rua Coronel Collaço. Completo sortimento de drogas, produtos químicos e farmacêuticos.

PADARIA FAMILIAR DE ANTÔNIO DELPIZZO: Na Rua Coronel Collaço. Pães, roscas, biscoitos, bolachas, etc. Aceitava encomenda.

EDUARDO UMBELINO DE BITTENCOURT: Hábil marceneiro, estabelecido na Rua São Manoel. Executada qualquer encomenda de móveis, mediante catálogo que tinha a disposição dos fregueses.

BARBEARIA TUBARONENSE DE ANTÔNIO F. GRACIANO: Na Rua Lauro Müller. Salão masculino para cortes de cabelo e serviço de barbeiro.

PADARIA ESMERALDA: Rua Coronel Collaço. Pães petrópolis e de leite, bolachinhas americanas, roscas barão e de milho, biscoitos beijinho de moça.

FÁBRICA DE BEBIDAS YPIRANGA DE MARGARIDA PESSOA DA SILVA: Situada em frente as Oficinas da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. Fabricação e engarrafamento de Vinhos de Frutas e Velho, Bitter Guarany, Xarope Belleza dos Refrescos, 

FÁBRICA DE CHARUTOS E CIGARRILHOS DE GERMANO SIEBERT: Na Rua Coronel Collaço. Depósito com grande quantidade de charutos e cigarrilhos. Fornecia para negociantes.

ALFAIATARIA E TINTURARIA DE JOÃO NASCHENWENG: Na Rua São Manoel. Cortava e fazia roupa sob medida. Tingimento de roupas.

ELYSIO ESMERALDINO: Comércio de Secos e Molhados na Rua Marechal Deodoro. Bebidas, doces, armarinhos, miudezas, etc.

CASA LIMA DE MANOEL ADELMO FERREIRA LIMA: Na Rua Lauro Müller. Sortimento de fazendas, armarinhos, miudezas e muitos outros artigos. Vendia somente à dinheiro.

SAPATARIA RAYMUNDO TONON: Na Rua Lauro Müller. Grande estoque de sandálias, chinelos, calçados para Senhoras, Homens e Crianças. Fabricava calçados sob medida. Artigos esportivos: bolas, bombas de ar para encher bola ou pneu de bicicleta.

CAFÉ CARVALHO - FABRICANTE: THOMAZ GOMES DE CARVALHO: Estabelecido na Rua Coronel Teixeira Nunes. Moído, puro e saboroso, era o café de maior consumo em todas as praças do Sul do Estado de Santa Catarina.

CHARUTARIA YPIRANGA DE ANTÔNIO FRANCALACCI: Na Rua Lauro Müller. Papéis para cigarros, perfumaria, camisas, meias, chapéus, ferragens, enfeites, arame farpado, etc.

ARMAZÉM POPULAR DE BESSA & FILHO: Na Rua Lauro Müller. Conhecido empório que comercializava diferentes tipos de mercadorias, como: arame farpado, querosene, trigo, sabão, charque, bacalhau, cigarros, pó de arroz, loções, meias, suspensórios, dentifrícios, louças, ferragens, armarinhos, miudezas, doces, cervejas e outras bebidas. 

SERRARIA DE JOSÉ GENOVEZ: Localizada no Km 68 da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. Madeiras em geral, tijolos, telhas.

TYPOGRAPHIA AMERICANA DE MANOEL FIUZA LIMA: Na Rua Lauro Müller. Oficina que era uma das mais bem montadas no Sul de Santa Catarina. Chamava a atenção para os trabalhos perfurados e brochados, para os quais tinha excelentes máquinas, inclusive para numerar.

HOTEL ÍTALO-BRASILEIRO DE MIGUEL FURGHESTTI: Localizado na Rua Marechal Deodoro. Recebia famílias e outros hospedes, muito especialmente caixeiros viajantes, pois além dos limpos e arejados quartos tinha esplendidas salas para exposição. Tratamento era de primeira e a cozinha para todos os paladares.

CASA ZUMBLICK DE ROBERTO ZUMBLICK: Na Rua Coronel Collaço. Vistoso, lindíssimo e variado sortimento de jóias, relógios de parede e bolso, pedras preciosas, papelaria, presentes para casamentos, óculos, etc. Foi a primeira casa do Sul do Estado, neste gênero de negócio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário