quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ESPORTE CLUBE FERROVIÁRIO

                                                                                

Era o clube de futebol da Estrada de Ferro, que sob o comando do técnico Lauro Búrigo foi Campeão Estadual de 1970.






O Esporte Clube Ferroviário foi um clube de futebol composto por trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina (EFDTC) da Cidade de Tubarão. Por causa das cores vermelho e preto do seu uniforme levou o apelido de “Rubro-Negro de Vila Oficinas”. Sua maior façanha foi ter conquistado o título do Campeonato Catarinense do ano de 1970.

Também conhecido como “Ferrinho”, o time mandava seus jogos no Estádio Olímpico Domingos Silveira Gonzales, o Estádio de Vila Oficinas. O Bairro Oficinas, onde o Ferroviário foi fundado, tem esse nome em homenagem as Oficinas da EFDTC.

Da dissolução do E.C. Ferroviário em maio de 1992, surgiu o Tubarão Futebol Clube.

O Campeonato Estadual de 1970 foi disputado no sistema de pontos corridos e o jogo decisivo foi na última rodada contra o maior rival, o Hercílio Luz Futebol Clube. O time “Rubro-Negro” conquistou o título com um empate em 0 a 0, partida disputa no Estádio de Vila Oficinas, no dia 29 de novembro de 1970. O Ferroviário jogou com: Da Costa; Carlinhos, Gunga, César e Ernesto; Paulo César e Armando; Márcio, Sissa (Rainoldo), Cesinha e Bahia (Miguelito). Técnico: Lauro José Búrigo.




 O Estádio Domingos Silveira Gonzales, também conhecido como Estádio de Vila Oficinas, é um estádio de futebol situado na Rua dos Ferroviários, nº 149, Bairro Oficinas, em Tubarão, era a “casa” do Ferroviário. Sua capacidade é para 3.500 torcedores. Atualmente, o estádio pertence ao Tubarão Futebol Clube e é utilizado também pelo Clube Atlético Tubarão.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

SOCIEDADE MUSICAL LIRA TUBARONENSE

 
 Criada em 1908, a Lira Tubaronense até os dias de hoje abrilhanta as festividades do Município.





A fundação da primeira sociedade musical tubaronense ocorreu em 1863, denominada "Recreio Tubaronense". Esta foi sucedida pela "Perseverança Tubaronense, em 1886, e pela "Lira Comercial", em 1893.


Finalmente em 14 de novembro de 1908, nasceu a Sociedade Musical Lira Tubaronense, a partir do ideal cultural de homens como Januário Honório de Souza, Francisco Orige, Esmeraldino Bessa, Belmiro Antunes, Luiz Isidoro, Manoel Claudino, Miguel Jeremias, Francisco Ernesto, André Lima, Manoel Fernandes e João Rosa, tendo como seu primeiro Presidente Januário Honório de Souza.

O forte da Lira é ser escola. Desde o ingresso até sua formação, o músico recebe todas as condições para que possa participar da Banda e aprender música gratuitamente.

A Sociedade Musical Lira Tubaronense, que completou 108 anos no último dia 14, ensina música gratuitamente e se apresenta em diversos eventos solenes.  A Lira sobrevive da ajuda do Município, do Comércio e também por um grupo de Sócios Contribuintes. A Banda centenária representa um importante patrimônio cultural do Município de Tubarão.
 


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

MARCOLINO MARTINS CABRAL

Ex-Prefeito Marcolino Martins Cabral construiu obras que ainda hoje perduram. Uma importante Avenida de Tubarão foi batizada com o seu nome.



Marcolino Martins Cabral, natural de Tubarão, nasceu no dia 7 de fevereiro de 1879 e faleceu no dia 15 de junho de 1951. Foi Prefeito de Tubarão, de 27 de abril de 1933 a 23 de setembro de 1943. A passagem de Marcolino Martins Cabral pela Prefeitura do Município está registrada na história política tubaronense. Entre suas realizações à frente da Prefeitura, estão a Ponte Nereu Ramos, sobre o Rio Tubarão; os Grupos Escolares Visconde de Mauá em Oficinas e Dom Joaquim de Braço do Norte, na época Distrito de Tubarão; o Centro de Saúde; a Praça Centenário, o Jardim 7 de Setembro e o Jardim Nereu Ramos. Também durante o seu Governo foi ativada a construção da Rodovia Tubarão-Braço do Norte, terminada pelo Governo do Estado, quando pouco faltava.
No ano de 1951, a Câmara de Vereadores e o Prefeito de Tubarão, Francisco Carlos Regis, homenagearam Marcolino Cabral. O Decreto nº 57 de 17 de janeiro de 1951, criou a Avenida Marcolino Martins Cabral em Tubarão. Uma forma de eternizar o nome desse grande Político numa das mais importantes Vias Públicas da Cidade Azul.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

BAIRROS E COMUNIDADES TUBARONENSES




Bairros:

De acordo com a Lei Municipal nº 1706/92, de 10/12/92, que delimitou e institucionalizou a criação dos Bairros, Tubarão conta oficialmente com 23 Bairros, sendo oito deles na margem esquerda do Rio Tubarão e 15, na margem direita.








Margem Esquerda:
São Bernardo
São João
Humaitá de Cima
Humaitá Centro
Vila Esperança
Morrotes
Dehon
Revoredo

Margem Direita:
Cruzeiro
Fábio Silva
Monte Castelo
Oficinas
Centro
Santo Antônio de Pádua
Vila Moema
Recife
Passagem
Passo do gado
Santa Luzia
Praia Redonda
São Clemente
Campestre
São Cristóvão

Outras comunidades e localidades:

Caruru, Rio do Pouso,Termas da Guarda, Km 60, Km 63, Jararaca, Sombrio, Bom Pastor, São Martinho, Alto Pedrinhas, Areado, Boa Vista, Congonhas, Morrinhos, Sertão dos Corrêas, Sertão dos Mendes, Morro das Pedras, Sanga do Lajeado, Mato Alto, Madre, Barra do Norte, Alto do Rio Pouso, Sanga da Areia, Santo Anjo da Guarda Margem Esquerda, Pinheirinho, Santo Anjo da Guarda Margem Direita, Ilhota, Morro do Formigão, Linha Mesquita, Micuim, Campo da Eira, Anita Garibaldi, Morro da Sanga.