terça-feira, 30 de agosto de 2016

WALTER CARLOS ZUMBLICK



Nascido em família tradicional, Walter Carlos Zumblick foi Escritor, Historiador e Cronista. Era irmão do renomado Pintor Willy Zumblick.



Walter Carlos Zumblick foi Escritor, Historiador e Cronista. Ele nasceu em Tubarão, em 17 de abril de 1908. Filho de Roberto Zumblick e de Ida Furghesti, casou-se com Siria Souza Pinto em 1933, com quem teve os filhos Roberto, também Escritor e Advogado e Tays, Artista Plástica que seguiu os passos de seu tio Willy Zumblick, um dos mais consagrados Artistas Plásticos catarinenses.
Walter Zumblick trabalhou na Prefeitura Municipal de Tubarão como Tesoureiro. Foi funcionário do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (INCO), ocupando os cargos de Contador, Tesoureiro, Gerente e Inspetor. Também atuou na Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, como Relações Públicas.
Walter era um homem respeitado e admirado nos círculos intelectuais. Estudioso e colecionador de histórias sobre Tubarão, escreveu entre outros livros, “Este Meu Tubarão”, “Aninha do Bentão” (síntese biográfica de Anita Garibaldi) e “Ferrovia do Carvão”. Colaborou escrevendo para as revistas e os jornais editados em Tubarão. Fez imenso sucesso com sua coluna “Da Minha Janela”, que abordava os principais assuntos comunitários em evidência na época.
Apaixonado por Arqueologia, o Historiador Walter Carlos Zumblick, fundou e dirigiu o “Clube Tubaronense Amigos do Sambaqui-Cetas”, em 25 de novembro de 1964. Walter colecionava peças arqueológicas, utensílios que foram utilizados por Índios Carijós, os quais foram depois doados para o Museu da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Na área social sempre defendeu os interesses do Município. Teve uma participação ativa na comunidade tubaronense, se envolvendo na instalação do Bispado, da 3ª Cia. de Infantaria, do Lar da Menina e de outras entidades.

Walter Carlos Zumblick faleceu no dia 15 de dezembro de 1989, aos 81 anos de idade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

3ª COMPANHIA DO 63º BATALHÃO DE INFANTARIA - TUBARÃO-SC



HOMENGAEM DO BLOG À UNIDADE

Reconhecimento ao trabalho do Batalhão em prol do Município.
25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data é uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima Silva, o Duque de Caxias.


A 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria foi criada a 05 de dezembro de 1961. Devido à franca expansão da economia na Região Sul de Santa Catarina, com destaque para a extração de carvão, a localização dos portos de Laguna e Imbituba, o acesso ao Planalto catarinense, a instalação das Usinas Termoelétricas de Capivari de Baixo, atual Tractebel (antiga Eletrosul), foi determinado pelo Governo Federal, a instalação de uma Unidade Militar do Exército Brasileiro, para aumentar a segurança desse pólo estratégico que estava em pleno desenvolvimento.
A 3ª Cia Infantaria teve origem na 1ª Companhia do 23º Regimento de Infantaria, sediado na cidade de Blumenau – SC. Deslocou-se para Tubarão em 17 de maio de 1961, sendo o seu primeiro Comandante o então Capitão José Pereira Campos. Instalou-se provisoriamente na Casa do Colono, que após algumas modificações passou a aquartelar definitivamente seu efetivo. Em 05 de abril de 1962, obteve sua autonomia administrativa.
No ano de 1974 destacou-se na prestação de serviços à população na enchente que assolou o vale do rio Tubarão, onde dois terços da superfície da cidade ficaram submersos. Pela atuação da companhia, sua bandeira foi condecorada com a insígnia da Ordem do Mérito Militar e cinco de seus integrantes com a medalha do Pacificador com Palma.

Em estudos realizados no ano de 1986 para reestruturação da Força Terrestre pelo Alto Comando do Exército, a 3ª Cia Infantaria esteve na iminência de ser extinta, porém a sua manutenção na Cidade de Tubarão foi assegurada por esforços da comunidade tubaronense.

A partir de 01 de janeiro de 1988 passou a denominar-se 3ª Cia do 63º BI. Novamente, em 1991, estudos do Alto Comando determinaram sua desativação e possível extinção, sendo que, em 01 de janeiro de 1994, foi reativada.  

A 3ª Companhia é comandada pelo Major Marcelo Sousa de Pinho.

 


Telefones: (48) 36260711 - 36260733
E-mail: rp@3cia63bi.eb.mil.br
Endereço: Rua Lauro Müller, 2.327, Bairro Passagem, Tubarão-SC, CEP 88705-101

terça-feira, 23 de agosto de 2016

ÁLVARO LOPES VIEIRA

TUBARÃO SE DESPEDE DE ÁLVARO LOPES VIEIRA

Corpo de ex-Vereador e ex-Radialista foi cremado na tarde de ontem; ele faleceu pela manhã, aos 82 anos. 
Dedico este post de hoje ao meu querido tio Álvaro. 



Faleceu, na madrugada de ontem, o ex-Radialista e ex-Vereador Álvaro Lopes Vieira, aos 82 anos, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Ele estava internado há cerca de 15 dias, com debilitações que o acompanhavam há vários anos e que se agravaram com uma bronco-pneumonia. O corpo foi velado ontem na Capela Santa Rita, de Tubarão. Houve missa às 15h na Cripta da Catedral, e depois o corpo foi levado para ser cremado em Içara-SC. Familiares, amigos, ex-colegas estiveram no velório e na missa, onde prestaram suas últimas homenagens a Álvaro Lopes.

Álvaro Lopes atuou por mais de 50 anos na imprensa. Foi Radialista e Jornalista com passagens por diversas rádios e jornais de Santa Catarina. Trabalhou na Rádio Tubá, por onde passaram seus irmãos Guido Carlos Lopes e Luiz Lopes, além de quatro sobrinhos. Foi dono do Jornal Imprensa do Sul, de Tubarão.

Na Política, Álvaro elegeu-se Vereador em 4 oportunidades, em 1976, 1982, 1988 e 1992. Conseguiu um feito inédito: ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Tubarão por 20 anos consecutivos.
Álvaro Lopes nasceu em Imaruí-SC, mas viveu quase toda a sua vida em Tubarão.

Álvaro Lopes deixa um legado de seriedade, respeito e credibilidade como Político e Profissional de Imprensa.

Tio fica com Deus e descanse em paz !

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

HERCÍLIO LUZ FUTEBOL CLUBE


Time tubaronense é o mais antigo do Estado ainda em atividade. Foi o primeiro time de Santa Catarina a disputar uma competição Nacional. Conquistou o Campeonato Catarinense em 1957 e 1958.





HISTÓRIA DO CLUBE


O Hercílio Luz Futebol Clube foi fundado em 28 de dezembro de 1918. O clube tem esse nome em homenagem a um ex-Governador de Santa Catarina. A composição da primeira Diretoria do clube teve a seguinte formação: Luiz Thomaz da Silva (Presidente), Pedro da Silva Medeiros, José Nicolau de Carvalho, Gustavo Gonzaga Filho e João Barbosa Sobrinho. Tem como cores o vermelho e o branco e seu mascote é um leão, sendo conhecido como o “Leão do Sul”. Foi campeão Estadual em 1957 e bi em 1958.

Disputou a primeira partida há 97 anos, no dia 12 de fevereiro de 1919, contra o Clube Náutico Francisco Martinelli, de Florianópolis. O jogo foi realizado em Tubarão e os visitantes venceram pelo marcador de 2 a 1. Nesse jogo o Hercílio Luz utilizou os seguintes jogadores: Juvenal, Stephano, Alexandre, Guigo, Thenes, Oswaldo, Santos, Mússio, Hygino, Newton, Gallois, Neco, Alfredo e João Barbosa.

A história do “Leão do Sul” é marcada pelo pioneirismo. Em 1958, com o título de campeão Estadual, foi o primeiro clube catarinense a disputar a Taça Brasil (1959), à época a maior competição do futebol Nacional. Ainda não existia o Campeonato Nacional, que só foi criado no ano de 1971. A Taça Brasil reunia só os campeões dos Estados.

O Hercílio Luz F.C. revelou grandes jogadores em sua história, entre eles  Zenon e Vanderlei. O meia Zenon de Souza Farias, natural de Tubarão (31/03/1954), começou no Hercílio Luz e depois teve passagem pelo Avaí-SC, Guarani de Campinas-SP, Corinthians-SP, Atlético Mineiro-MG, Portuguesa-SP, Al Ahli-Arábia Saudita, Grêmio Maringá-PR e São Bento de Sorocaba-SP. O goleiro Vanderlei Ramildo Augusto da Silva, natural de Tubarão (31/10/1943), iniciou no Hercílio Luz e passou pelo Comerciário de Criciúma-SC, Metropol de Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR, América-RJ e Figueirense-SC.

O Estádio Aníbal Torres Costa, que pertence ao Hercílio Luz F.C., foi construído em 1955 e tem capacidade para 15 mil pessoas.

O maior rival do Hercílio Luz Futebol Clube é o Esporte Clube Ferroviário, time do bairro de Oficinas. O “Clássico Ferro-Luz” é um dos maiores confrontos do futebol de Santa Catarina pela rivalidade que existe entre as duas torcidas.



PRINCIPAIS TÍTULOS:

O Hercílio Luz Futebol Clube conquistou o título de campeão da Liga Tubaronense de Futebol nos anos de 1939, 1940, 1941, 1942, 1949, 1951, 1952, 1953 e 1958. Foi campeão do Sul do Estado em 1939, 1940, 1941, 1942, 1949, 1951, 1959, 1960 e 1962, essa competição valia a classificação para as Finais do Campeonato Estadual.

Em 1957 e 1958 o Hercílio Luz conquistou o título de campeão Estadual.




Clube: Hercílio Luz Futebol Clube
Fundação: 28/12/1918 (98 anos)
Cidade: Tubarão (SC)  
Estádio: Aníbal Costa (15 mil lugares)
Site: www.hercilioluzfc.com.br  
Principais Títulos: 2 Campeonatos Catarinenses (1957/58)  
Situação atual: Disputa a Série B do Campeonato Catarinense

Hino Oficial
Composição: Sílvio Búrigo

Hercilistas é nossa vitória
Hey avante, Hey avante eia sus
Trabalhemos com a fã pela glória
Nesse intrépido Hercílio Luz
Descendentes de nobre guerreira
Não tememos lutar pela vida
Somos fortes e a nossa bandeira
Há de ser respeitada e querida
A energia do corpo se funde
Pelo esporte nossa alma risonha
E queremos que o clube se inunde
De alegria como a glória que sonha
É no jogo com raça e destreza
Que dá louros ao branco encarnado
Invencível com grande surpresa
Qualquer seja o rival combinado
Este clube possui torcedoras
Que nos deram até o coração
Sempre lindas e tão sedutoras
Que nos fazer ganhar, perder não!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

ANNES GUALBERTO

ENGENHEIRO ANNES GUALBERTO INTEGRA GALERIA DE CIDADÃOS HONORÁRIOS DE TUBARÃO




O Engenheiro e Político Annes Gualberto nasceu em dois de março de 1901, em São Francisco do Sul-SC e faleceu em cinco de setembro de 1968, com 67 anos de idade, em Florianópolis-SC. Filho de Luiz Antônio Ferreira Gualberto e Maria Elisa Gualberto, Annes realizou seus estudos em São Paulo-SP. Formou-se em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Mackenzie, em 1921. Permaneceu em São Paulo até 1931, trabalhando como Engenheiro. Retornou a Santa Catarina em 1932, sendo a partir de então Engenheiro do Serviço Rodoviário do Estado. Foi nomeado para o Serviço Social Público Federal como Engenheiro do Ministério da Viação e Obras Públicas. Foi Diretor da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, de 26 de agosto de 1947 a 23 de agosto de 1955 e de 21 de julho de 1960 a 27 de fevereiro de 1961. Assumiu a Pasta da Viação e Obras Públicas do Governo do Estado de Santa Catarina, em 1961. Foi nomeado Secretário Executivo do Gabinete do Plano de Metas do Governo do Estado de Santa Catarina (PLAMEG), de 1961 a 1963.
Filiado ao Partido Social Democrático (PSD) foi eleito Deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina na 2ª Legislatura (1951-1955), renunciando ao mandato.
O Engº Annes Gualberto conquistou amigos, respeito e admiração do povo de Tubarão, onde figurou na Galeria dos Cidadãos Honorários, o mais importante Título Honorífico concedido a cidadãos nascidos fora dos limites da Cidade.
No dia 5 de setembro de 1968, quando Annes Gualberto faleceu, o Prefeito Municipal Dr. Stélio Cascais Boabaid, no uso das suas atribuições, decretou Luto Oficial de três dias, lamentando a perda e destacando a trajetória do ilustre Engenheiro e Político. 

Obs: A foto reproduzida acima foi extraída do Blog da Escola de Educação Básica Engº Annes Gualberto, de Joinville-SC. O nome da Escola é uma homenagem ao Engenheiro e Político catarinense.