terça-feira, 12 de julho de 2016

DILNEY CHAVES CABRAL

CARTORÁRIO, PREFEITO E 1º PRESIDENTE DA AMUREL, ELE FOI UM TUBARONENSE IDENTIFICADO COM A NOSSA GENTE. UM EXEMPLO DE GRANDEZA E DE LEALDADE

Dilney Chaves Cabral nasceu em Tubarão em 28 de outubro de 1919. Foi Prefeito de Tubarão, de 1961 a 1965, eleito pelo PSD (Partido Social Democrata), e de 1970 a 1972, eleito pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Sua principal atividade profissional era cartorário (Cartório Cabral, no Centro de Tubarão). Faleceu em 6 de janeiro de 1982, quando era Presidente da CODETU (Companhia de Desenvolvimento de Tubarão). Dilney Chaves deixou um grande legado de obras como Prefeito. Um dos grandes marcos da sua Gestão foi a construção da Avenida Marcolino Martins Cabral, que leva o nome do pai e também ex-Prefeito. Obra que causou grande impacto na vida de moradores dessa cidade. Durante sua permanência na Prefeitura de Tubarão, foi o fundador da Faculdade de Economia, que foi o embrião da UNISUL.
Em 14 de agosto de 1970, Dilney Chaves Cabral, Prefeito de Tubarão, entrou para a história ao ser escolhido o primeiro Presidente da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna), ficando a frente da entidade de 14 de agosto de 1970 à 10 de abril de 1973. Tubarão era o principal Município, não só da Região, mas de todo o Sul do Estado, e Dilney foi um dos principais responsáveis pela criação da AMUREL.
Uma das pontes sobre o Rio Tubarão leva o seu nome e foi construída no Governo do Prefeito Paulo Osny May (1977-1982).

Nenhum comentário:

Postar um comentário